Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou neste domingo (16) a morte de um indígena Guarani Kaiowá durante um ataque armado à retomada Pyelito Kue, localizada no município de Iguatemi, no sul do Mato Grosso do Sul. Em nota , a autarquia manifestou “profundo pesar” pelo crime e classificou o assassinato como "inaceitável". Equipes já foram mobilizadas para acompanhar as investigações e articular ações com órgãos de segurança pública. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a vítima é Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, de 36 anos, atingido por um tiro na cabeça durante a ação de cerca de 20 homens armados que invadiram a área por volta das 4h da manhã. Outros quatro indígenas, entre eles adolescentes e uma mulher, ficaram feridos por arma de fogo ou balas de borracha. A comunidade relatou que os pistoleiros tentaram levar o corpo de Vicente, o que foi impedido pelos indígenas. Relatos enviados à Funai e reunidos pelo Cimi apontam que os assassinos...
A partir de segunda-feira, 01 de junho, o sistema de transporte coletivo metropolitano de Fortaleza voltará a operar de acordo com o plano de retorno às atividades do Governo do Estado do Ceará.
A frota urbana de Fortaleza estará preparada com um reforço e pronta para se adaptar com agilidade de acordo com a demanda observada nos primeiros dias.
As empresas de ônibus continuarão seguindo os protocolos de segurança e realizando higienização rigorosa, aplicada três vezes por dia, entre outras medidas. Permanece obrigatório o uso de máscara para o embarque nos coletivos e é importante que os passageiros continuem praticando as recomendações de prevenção ao contágio, inclusive evitando ao máximo o uso de dinheiro em espécie nos ônibus urbanos e metropolitanos.
O cumprimento do escalonamento dos horários das atividades econômicas, propostos pela prefeitura de Fortaleza, é de grande importância para evitar aglomeração nos horários de pico, dentro e fora dos ônibus. O protocolo orienta que cada atividade produtiva inicie em diferentes horários: Construção Civil -7h, Setor de Serviços - 8h, Administração Pública - 9h, Comércio - 10h.
Como medida preventiva adicional, o Topbusmais, serviço de transporte coletivo sob demanda por aplicativo, está atendendo a um chamado por vez. Ou seja, o passageiro só terá acompanhante dentro do veículo caso sejam pessoas adicionadas por ele mesmo ao seu pedido, seus amigos ou familiares, sendo permitidas no máximo sete pessoas por viagem.
Lembramos que a recomendação geral continua sendo de só se movimentar pela cidade em caso de necessidade, mantendo o isolamento e evitando contato com outras pessoas. É necessário que sejamos todos conscientes para conter a velocidade de transmissão da COVID-19 e seguir avançando gradualmente rumo à normalidade.
*SINDIÔNIBUS*
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.