Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...

A testagem para diagnóstico de Covid-19 no sistema drive-thru teve início nesta segunda-feira (15) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. No primeiro dia de funcionamento do serviço, 45 pessoas realizaram o exame, que deve ser agendado previamente pela plataforma Saúde Digital.
Após apresentar febre e tosse seca, sintomas comuns em pacientes com quadro leve da doença, a promotora de eventos Lucoeli Lobo aproveitou a oportunidade para agendar o exame. “Foi bem fácil e rápido realizar o agendamento. Consegui marcar logo para o primeiro dia e também foi bem tranquilo fazer o teste. Agora é continuar em isolamento social e esperar pelo resultado”, conta.

O Drive-thru Covid-19 HGF é mais uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Sesa, para ampliar o diagnóstico de coronavírus no Estado. A população pode ter acesso ao serviço de segunda a sábado, das 8h às 17h, ao lado do hospital de campanha do HGF.
A expectativa é que cerca de 100 exames sejam realizados diariamente. Nos próximos dias, novos horários serão disponibilizados para agendamento na plataforma Saúde Digital. As marcações são individuais e intransferíveis. “Nós estamos esperando pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dias de sintomas leves a moderados da Covid-19, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, entre outros”, explica a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante.

Entenda o sistema
O drive-thru realiza testes de biologia molecular em tempo real. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (narinas direita e esquerda), por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. O resultado do teste sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo digital.saude.ce.gov.br.
“O teste de biologia molecular é o ideal para ter um panorama mais fidedigno e recente da Covid-19, porque ele identifica a infecção atual da doença. Com o aumento da testagem, esperamos ter um diagnóstico mais precoce e intensificar o combate ao coronavírus em nosso Estado”, afirma a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

O drive-thru é uma estratégia para aumentar a testagem em pacientes com sintomas leves de coronavírus de forma segura e ágil. Pessoas com quadros moderados a graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde e, portanto, devem se dirigir a outros pontos de atendimento presencial, como o próprio centro de triagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), UPAs 24h e postos de saúde.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.