Pular para o conteúdo principal

*Ressecamento dos olhos em virtude da exposição excessiva às telas requer lubrificação da visão*



_Oftalmologista orienta que a cada 20 minutos sejam feitos intervalos de 20 segundos para piscar e captar luz natural._

A exposição excessiva às telas durante o período de isolamento social gera um aumento de problemas oculares. Passar muito tempo de olho no celular, tablet e outros equipamentos eletrônicos sem um intervalo considerável para descanso da vista, faz com que o número de vezes que se pisca diminua, gerando, consequentemente, um ressecamento dos órgãos responsáveis pela visão, os olhos.

Isso ocorre, segundo a médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, Renata Vasconcelos, devido à dificuldade de lubrificação ocular. “A secura dos olhos, que é um problema comum, mas sem muitos cuidados por parte das pessoas acometidas, exige lubrificação dos olhos, e é causada, em regras gerais, quando piscamos menos”, explica.

A falta de lubrificação e uso excessivo das telas, de acordo com a oftalmologista, pode desencadear outros problemas. “Se os olhos ardem muito, coçam, lacrimejam ou ficam muito vermelho, é sinal que eles estão fatigados, que ocorre normalmente também quando passamos horas em frente às telas podendo causar ainda, além dos demais sintomas, embaçamento da visão”, pontua.

Entre as dicas importantes, a oftalmologista orienta que a cada 20 minutos sejam feitos intervalos de 20 segundos para piscar e captar luz natural; evitar uso contínuo de celular, tablet, computador e outros equipamentos eletrônicos, “pois a tendência é piscar menos ao utilizar esses aparelhos, o que leva a uma maior evaporação das lágrimas e aumento do risco de sintomas de olho seco”.

Aulas à distância

Em Fortaleza, as aulas presenciais foram suspensas até 31 de julho, conforme decreto municipal. A decisão prevê ainda a possibilidade do ensino à distância, o que já é realidade para muitas crianças que tiveram suas rotinas alteradas em virtude da pandemia da covid-19.

Diante desse cenário, uma das preocupações dos especialistas oculares é a progressão da miopia na população infantil, causada pela falta do uso da visão de horizonte. “A recomendação é manter uma distância do objeto, e não ficar vendo de perto o tempo todo. Seja eletrônico, livro e etc, alerta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…