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Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Sistema Fecomércio lança programa para ajudar empresários na retomada dos seus negócios


Desenvolvido pelo Senac Ceará, em parceria com a IXL Center, o Programa irá preparar gestores para a retomada das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas.

A pandemia causada pelo Covid-19 e o isolamento social imposto pelos Governos e orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe um novo panorama para a economia no País e no Ceará, com perspectiva de resultados negativos. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio Ceará, através do Senac, a maior escola profissionalizante do Brasil, lança o Programa Gestão da Retomada, para auxiliar gestores a se adequarem rapidamente às mudanças e salvar seus negócios.
No Ceará, a economia pós-Covid-19 deverá ter um impacto negativo em um cenário provável, da ordem de R$ 7,5 bilhões, com queda de 2,10% no PIB. No quadro mais pessimista, essa retração poderá atingir 4,2%, com um impacto negativo de R$ 11,1 bilhões. Os números são do estudo “Impactos do Novo Coronavírus nas Economias Brasileira e Cearense”, do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), do Curso de Ciências Econômicas da Unifor, publicado no último mês de abril.
De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 16 de junho, o comércio sofreu a segunda maior queda do País no mês de abril e o pior resultado desde o início da série histórica. O recuo foi de 37,2% no volume de vendas no mês em comparação a igual período do ano passado.
Apenas janeiro apresentou saldo positivo, com crescimento nas vendas no comércio varejista ampliado, de 2,7%. Em fevereiro a queda foi de 2% e em março, 11,7%. O IGE aponta ainda que o Ceará apresenta a quarta maior retração do País no resultado acumulado das vendas em 2020, de 11,8%.
Retomada
Desenvolvido pelo Senac Ceará, em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, que no Nordeste é parceria da Trainer DG, o Programa irá preparar gestores para a retomada das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, além de reunir empresários de diversos segmentos para entender e trazer insights acerca dos cenários, o Programa também dará acesso a uma plataforma web, que permitirá ao gestor visualizar seu negócio e, com ajuda dos mentores, traçar cenários para definir o melhor caminho rumo à retomada dos negócios.
“Os negócios foram atingidos em cheio pela crise gerada pelas medidas de contenção do Covid-19. Agora, gestores precisam tomar medidas importantes para garantir a estabilização e planejar mudanças em suas empresas para retomada do crescimento. É neste ponto que a Fecomércio, por meio know-how do Senac, entra”, esclarece o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra.
De acordo com Isaac Coimbra, o programa, além de reunir empresários de diversos segmentos, dará acesso a uma plataforma web que permite o gestor visualizar seu negócio e, com ajuda dos mentores, traçar cenários e definir o melhor caminho para a retomada dos negócios.
O Programa procura abordar as mudanças organizacionais com leveza, flexibilidade e adaptabilidade, características presentes no cerne de qualquer mudança. Utilizando uma abordagem denominada “learn by doing”, e através de insights de empresários, especialistas e consultores, apoiados por plataformas de comunicação, gestão do conhecimento e simulação, para auxiliar gestores de empresas a saírem do ponto A ao B, de forma flexível, rápida e efetiva.

Soluções
Com foco na gestão, a primeira solução ajuda os participantes a organizar, identificar e controlar as ações necessárias para retomada. Conta com o apoio de uma plataforma on-line e interativa que permite fazer simulações conforme a dinâmica dos negócios, tendo sete ciclos: Estratégia, Mercado, Marketing e Vendas, Operação, Financeiro, Cenários e Avaliação.
A Segunda solução tem foco na transformação do negócio, permitindo que os empresários identifiquem a sua posição estratégica, e definam os caminhos a seguir no Novo Normal. Utiliza ferramentas, que identifica oportunidades no setor, gaps, finalizando com um road map para iniciar a transformação, através de três ciclos: Imergir para transformar, Fundamentos para mudança e Transformação em ação.
Além das ferramentas on-line e mentorias, as soluções contam com uma série de webinars com convidados, empresários e gestores de sucesso, que irão compartilhar suas experiências. Dentre eles, os empresários Severino Ramalho Neto, gestor dos Mercadinhos São Luís; Luís Cézar Gomes (Deda), Gestor do Moleskine Gastrobar; e Eduardo Freire, da Framework.

Diferencial
Com metodologia dinâmica, focada no negócio, o programa conta com a parceria do Centro de Inovação IXL Center (IXL), com sede em Cambridge, MA, que irá conectar a Fecomércio CE aos parceiros estratégicos – GIM Institute e Boston Innovation Gateway.
Os empresários que adquirirem o Programa terão acesso à Biblioteca Digital do Senac de fácil navegação e acesso ilimitado que pode ser acessada via dispositivo móvel ou computador. O Programa é ofertado através do Atendimento Corporativo, um canal de suporte do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac para organizações públicas e privadas, que atua com soluções customizadas com foco em resultado, por meio de alternativas estruturadas para as organizações alcançarem o melhor desempenho.
Isaac Coimbra destaca que todo programa poderá ser implantado de dez a trinta dias, dependendo do tamanho do negócio. Para saber mais e ter acesso ao Programa visite o endereço eletrônico www.ce.senac.br/gestaodaretomada

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