Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...
No dia 7 de julho é comemorado o Dia do Chocolate, o queridinho da maioria dos brasileiros. O que muita gente não sabe é que o chocolate tem benefícios para a saúde. Por ser um alimento antioxidante, é capaz de neutralizar os chamados radicais livres do corpo, gerados naturalmente e aumentados com estresse, sol, entre outros. Segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato, essas substâncias antioxidantes atuam nos vasos sanguíneos, melhorando a pressão arterial, melhoram o perfil do colesterol, e tem potencial de proteção cardiovascular. Além disso tem ação antienvelhecimento e dá uma sensação de bem estar, pois aumenta a serotonina no cérebro.
“Todos os benefícios do chocolate estão associados à massa da amêndoa do cacau, por isso é válido escolher o chocolate que tenha pelo menos 70% de cacau na composição. Já os chocolates mais doces e ao leite, que são os mais procurados, possuem apenas cerca de 25% de cacau. A maior parte da sua composição é leite e açúcar, portanto, esses mais doces, são considerados uma guloseima e não trazem os benefícios esperados. Os brancos, menos ainda! Estes, por sua vez, não possuem a massa do cacau em sua composição, apenas a gordura. A quantidade adequada a ser consumida é algo em torno de 30 até 50g por dia. Apesar de ser um alimento saudável, ele é calórico e pode gerar ganho de peso se consumido em excesso.” esclarece Ana Flávia.
A dermatologista Hercilia Queiroz reforça que desde os primeiros estudos sobre o chocolate, é percebido que não é um componente do cacau em si, que é o maior vilão em pacientes com acne ou com pré-disposição a quadros de acne, mas a presença de vários outros componentes na composição do doce industrializado, como por exemplo, a presença de grande percentual de leite, associado a outros componentes de alto índice glicêmico. “A orientação então, seria apostar nos chocolates com mais cacau, menos leite e menos açúcar”, afirma.
Hercilia Queiroz ainda explica, que apesar do leite e seus derivados terem um baixo índice glicêmico, induzem o aumento do hormônio IGF1 (fator de crescimento semelhante a insulina 1), que se relaciona ao agravo, ou surgimento do quadro de acne em pacientes suscetíveis geneticamente. Importante lembrar também que o leite é composto por várias substâncias, como estrogênio, progesterona aminoácidos, além da presença do iodo contida na fórmula do leite, também pode influenciar o quadro de acne.
Embora traga tantos benefícios à saúde, o consumo de chocolates, em geral, exige cautela. Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e unhas, é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar. Além disso, o chocolate amargo também promove o humor e pode aliviar o estresse emocional.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.