Pular para o conteúdo principal

CDC, Capitania dos Portos e EAM realizam mutirão de limpeza na Praça Amigos da Marinha*



A Companhia Docas do Ceará, em parceria com a Capitania do Portos e a Escola de Aprendizes-Marinheiros, realizou na manhã desta quinta-feira (02/07) um mutirão de limpeza na Praça Amigos da Marinha, no Mucuripe. Ao todo, 30 militares recolheram lixo, capinaram a grama, pintaram o meio fio e fizeram a higienização do busto do Almirante Tamandaré – Patrono da Marinha do Brasil. Outra ação, iniciada na última terça-feira (30/06), envolve trabalhadores de serviços gerais do Porto de Fortaleza na limpeza da via no entorno da praça. Em quatro horas, foram recolhidos 64 sacos de lixo de 100 litros cada.

Com o avanço da requalificação da Avenida Vicente de Castro no acesso ao Terminal Marítimo de Passageiros e a reforma da Praça Amigos da Marinha, celebrados em um Memorando de Entendimento entre a Companhia Docas do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza no dia 06 de dezembro de 2019, a manutenção desse espaço público têm por objetivo preservar a memória histórica do Almirante Tamandaré e do Monumento Submarino Ceará. Este último foi inaugurado no dia 11 de julho de 1992 e fica localizado no centro da Praça Amigos da Marinha, em frente à sede administrativa do Porto de Fortaleza.

De acordo com a diretora da CDC, as primeiras tratativas para a requalificação da praça e seu entorno aconteceu durante reunião no Paço Municipal no dia 26 de setembro do ano passado. “Dado esse importante passo, que é uma demanda antiga da comunidade portuária e em pouco mais de seis meses após a assinatura do memorando já está prestes a ser concluída a obra, é preciso que todos estejam engajados na manutenção e zelo deste bem público”, reforça a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves.

Importante parceiro em diversas ações no Porto de Fortaleza, o capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo Cruz, destaca o compromisso da Marinha do Brasil na conservação do patrimônio público. “A nossa missão é conhecida pela fiscalização do tráfego aquaviário, pelas inspeções navais, vistorias e auxílio no serviço de salvamento no mar, mas também realizamos ações em prol da sociedade e em apoio às demandas da Companhia Docas do Ceará, como é o caso, por exemplo, desta importante manutenção e limpeza na Praça Amigos da Marinha e das recentes desinfecções nas áreas comuns do Porto de Fortaleza”, reforça Barillo Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…