Especialistas chineses defendem que o país deve se unir aos demais membros que compõem o Brics para que, juntos, possam avançar tanto no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) quanto em produção de energia sustentável. Dentre os países do bloco, a China é um dos que mais tem avançado nesses setores. No início deste ano, a China chamou atenção do mundo quando anunciou a IA DeepSeek , que superou em acessos o ChatGPT, da empresa estadunidense Open IA. Depois, o país apresentou outros modelos de sucesso de IA, estabelecendo como meta, até 2030, se tornar líder global dessa tecnologia. “Países do Sul global precisam criar cooperação, com fundos e recursos para que desenvolvam parcerias. Outro ponto é a transferência de tecnologia para países do Sul. Como essas ferramentas podem ser usadas de forma mais abrangente é a pergunta que precisamos fazer. Precisamos trocar ideias”, defende o professor Xiao Youdan, especialista em estratégias tecnológicas que integra a Academia...
O Fortaleza enfrentou o Guarany de Sobral na semifinal do Campeonato Cearense na noite deste sábado (18) e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Tiago Orobó, seu primeiro com a camisa do Tricolor. Antes da bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao torcedor-símbolo do Leão que faleceu nesta semana, o garoto João Pedro Bezerra Soares. Agora, o Fortaleza espera o adversário na final do confronto entre Ceará e Ferroviário,que acontece neste domingo (19).
Gol no primeiro tempo
Pressão do Fortaleza desde o início do jogo com algumas oportunidades de bola aérea primeiro. A cabeçada de Paulão parou nas mãos do goleiro Dionantan. Em sequência, Ederson e Tiago Orobó também deram trabalho para a defesa do Guarany de Sobral e, em uma nova participação da dupla, o gol saiu aos 22 minutos em uma jogada pela esquerda com Osvaldo que cruzou na área, Ederson escorou e Orobó completou para balançar a redes. O atacante quase marcou novamente após pegar o rebote da defesa do goleiro de um chute de Madson da entrada da área. Mais dois cruzamentos pela esquerda colocaram Ederson muito perto de fazer dele, primeiro com Osvaldo aos 38 e depois com Bruno Melo aos 45.
O domínio tricolor permaneceu na segunda etapa da partida com a criação de jogadas evidenciando os cruzamentos na área inicialmente. Paulão foi quem tentou chegar para aproveitar as bolas altas. Madson e Osvaldo arriscaram bolas rasteiras e cruzadas, e Edson Cariús que entrou no lugar de Tiago Orobó, também tentou de cabeça em uma jogada seguinte. Em novas mudanças na equipe, David substituiu Osvaldo, Marlon entrou no lugar de Ederson e Madson saiu para a entrada de Wellington Paulista. Os chutes passaram a ser de uma distância mais longa, Marlon bateu da entrada da área, Wellington Paulista arriscou também. A quinta e última substituição se deu com a entrada de Romarinho e saída de Derley.
Fotos: Leonardo Moreira/FortalezaEC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.