Foto: Antonio Augusto/STF A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisão da Justiça Federal que havia determinado a devolução imediata de uma criança ao pai, no Reino Unido. A medida foi concedida na Reclamação (RCL) 95443 , proposta pela mãe, ítalo-brasileira, que veio com filha para o Brasil. O caso A criança nasceu em Londres, em outubro de 2019, filha de pai italiano e mãe ítalo-brasileira. O casal se separou em maio de 2023 e atualmente está divorciado. Após a separação, a Justiça inglesa autorizou que ambos viajassem ao exterior com a filha nos períodos de convivência, desde que apresentassem roteiro detalhado e informações sobre hospedagem. Nesse contexto, os pais acordaram que a mãe poderia vir ao Brasil com a criança nas férias. A viagem ocorreu em agosto de 2025. Depois de chegar ao Brasil, porém, a mãe pediu autorização ao pai para permanecer no país com a filha e comunicou a intenção de não retornar ao Reino Unido. O pedido teria sido re...
Para intensificar o combate à pandemia de Covid-19, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), adquiriu 300 novos respiradores do modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo. Essenciais para equipar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os equipamentos serão destinados a 34 municípios. A distribuição dos aparelhos começou na última quarta-feira (1) em Sobral, onde o isolamento rígido continua vigente.
Ao todo, o município recebeu 30 respiradores, sendo 10 para o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede estadual; 10 para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral; cinco para o Hospital do Coração e outros cinco para o Hospital de Campanha de Sobral. Nos próximos dias, outras municípios da Região Norte receberão respiradores, conforme o planejamento da Sesa.
O HRN conta com 206 leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19, dos quais 125 são de UTI e 81, de enfermaria. O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), destacou a importância do investimento em infraestrutura.
“Nós criamos 2.800 leitos aproximadamente, sendo 900 leitos de UTI, dos quais cerca de 400 estão no interior. Isso fez com que cidades que tradicionalmente não tinham UTIs, como Itapipoca, Tianguá, Crateús, Tauá, Iguatu, Limoeiro e Icó, tivessem leitos de terapia intensiva que vão servir para o pós-Covid”, avalia o secretário.
A superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima, avalia que os respiradores são importantes para fortalecer o atendimento à população. “Apesar de estarmos em uma curva descendente de casos confirmados em Sobral, os leitos de UTI serão fundamentais para a Região Norte. Ainda temos municípios nas demais áreas descentralizadas e na própria área de Sobral que ainda estão apresentando um grande número casos confirmados e também na área rural. Então, precisamos garantir os leitos de UTI para o atendimento da população”, afirma.
O agricultor Pedro Jairo Batista, 69, deu entrada na emergência do HRN, onde permaneceu internado por seis dias até receber alta. Morador de Sobral, o paciente ficou satisfeito com a assistência recebida. “O atendimento foi muito bom desde que eu cheguei ao hospital. Fui atendido por muitas pessoas capacitadas, que me acompanharam muito bem. Agradeço pelo atendimento e estou muito feliz por já estar bem e em casa”, disse.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.