Pular para o conteúdo principal

*Made in Ceará: AMELINHA é a nova atração cultural do projeto Sintonia do Bem*



_Ligada às campanhas para combater a fome, através do programa Mesa Brasil, e Compre do Ceará, que promove a valorização da cadeia produtiva no Ceará, a live musical celebra os 70 anos da cantora cearense._


Uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, made in Ceará, é a nova atração do projeto Sintonia do Bem, do Sesc Ceará, por meio da unidade de Iguatu. A cantora e compositora AMELINHA é a nova atração cultural do projeto Sintonia do Bem, que fará uma live show nesta sexta-feira (31/7), a partir das 20h, no canal oficial do Sesc Ceará na plataforma Youtube. 

A apresentação musical tem por objetivo celebrar os 70 anos de idade da cantora cearense atrelada à campanha que busca combater a fome de quem mais precisa neste momento excepcional da pandemia do novo coronavírus, através do programa Mesa Brasil Sesc. A apresentação também visa aliar a referência musical da cantora, integrante do movimento musical “Pessoal do Ceará”, com a Campanha “Compre do Ceará”, que promove a valorização da cadeia produtiva cearense. 

Amelinha vem desenvolvendo seu trabalho com o show “Janelas do Brasil” e com o especial “Amelinha canta Luiz Gonzaga e João do Vale”, onde ela leva pérolas do “Rei do Baião” e de seu Compadre João do Vale. Também acabou de gravar seu mais novo trabalho “AMELINHA – DE PRIMERA GRANDEZA, AS CANÇÕES DE BELCHIOR”, destacando as canções desse grande compositor. Seu novo show, “PASSEIO”, é uma celebração aos seus 40 anos de carreira, no qual ela transita em todo seu universo acompanhada de Julinho Brau, no violão de aço e Cesar Revechi, no violão de nylon.

*Sobre AMELINHA*

Amélia Cláudia Garcia Colares, a AMELINHA, nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará. De família musical, com 12 anos formou um trio vocal com sua irmã Silvia e mais uma amiga para se apresentarem em festas nas escolas. Quando mudou para São Paulo, onde fez curso para vestibular objetivando cursar a faculdade de comunicações, continuou cantando sempre incentivada pelos amigos. 

Foi no ano de 1975, que AMELINHA começou, efetivamente, a sua gloriosa carreira de artista, acompanhando Vinícius de Moraes e Toquinho em seu primeiro trabalho profissional como cantora, em Punta Del Este, Uruguai. No ano seguinte, 1976, lança seu primeiro disco, “Flor da Paisagem”, que teve vendagem modesta, mas já apontava para um grande futuro. “Frevo Mulher”, el 1979, foi uma febre nacional, que lhe deu o primeiro Disco de Ouro de sua carreira. O fenômeno aconteceu em 1980, quando AMELINHA colocou abaixo o Maracanãzinho no Festival MPB 80, cantando “Foi Deus Que Fez Você”, estrondoso sucesso que tornou-se marca registrada da cantora, lançado em compacto homônimo seguido do álbum “Porta Secreta”, ambos Disco Quádruplo de Platina com mais de um milhão de cópias vendidas. Em 1982, emplacava outro Disco de Ouro com o tema de abertura do seriado “Lampião e Maria Bonita”, da Rede Globo, “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”. Em 1983, veio o disco “Romance da Lua Lua”, que tinha como característica principal a afinidade da cantora com as poesias que falam essencialmente de coisas que têm como cenário a lua e toda sua energia. Vem o ano de 1984 com AMELINHA emplacando outro mega sucesso em todas as rádios AM e FM, do norte ao sul do país, com a música “Água e Luz”. 

E assim transcorreu a década de 80, com AMELINHA gravando Fagner, Djavan, Gonzaguinha, Elomar, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, entre outros. Em 1994, AMELINHA lança “Só Forró”, seu décimo CD com um projeto arrojado de volta à riqueza da música nordestina, realizando um velho desejo de Gonzagão, que sempre quis que AMELINHA cantasse suas músicas. Outros lançamentos se sucederam: “Cobra de Chifre” (1996), “Amelinha” (1998), “Vento Forró e Folia” (2002) e recentemente seu mais novo álbum “Janelas do Brasil” (2012), onde AMELINHA brilhas em suas frestas com temas inéditos de Alceu Valença, Chico César e outros grandes compositores.

*Sobre o programa Mesa Brasil*

Há dezenove anos, os bancos de alimentos do Mesa Brasil Sesc abastecem abrigos, escolas, creches, associações, ONGs, hospitais, casas de recuperação, fundações, entre outras organizações cearenses. O programa atende no Estado mais de 412 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de mais de 850 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. 

Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 800 mil de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras. Durante a live, o público é convidado a contribuir com doações para o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, que funciona em todo o País. A ideia é levar, por meio da arte e da cultura, conforto, saúde e nutrição para as pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Assim, quem assistir a live da Amelinha no dia 31 de julho poderá fazer doações através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube. Mais informações sobre o Sintonia do Bem e o Mesa Brasil estão disponíveis do site do Sesc Ceará.

Empresas de produtos alimentícios podem agendar visitas para doação pelo contato mesabrasil@sesc-ce.com.br | (85) 99662.9158. Saiba mais em mesabrasil.sesc-ce.com.br.

*Sobre o Compre do Ceará*

O setor produtivo do Estado se unifica na iniciativa de motivar consumidores e toda a sociedade para, no ato da compra, preferir produtos e serviços das empresas locais. A campanha Compre do Ceará agrega instituições representativas de todos os setores produtivos: Indústria, Comércio, Turismo, Serviços, setor Agrícola e de Transportes, pequenos e médios empresários (FIEC, FECOMÉRCIO, SEBRAE e FAEC FETRANS). Com o propósito de sensibilizar consumidores a priorizar a escolha por produtos feitos no Ceará, a campanha objetiva o apoio às empresas locais, abertura de novos negócios, além da manutenção e geração de empregos e o fortalecimento da economia, por meio do consumo consciente, valorizando o que é produzido, vendido e transportado dentro do Ceará. 



*Serviço*:
Show com live de AMELINHA – projeto Sintonia do Bem Sesc Ceará
Data: sexta-feira, 31 de julho
Hora: 20h
Onde: Youtube do Sesc Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…