Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou neste domingo (16) a morte de um indígena Guarani Kaiowá durante um ataque armado à retomada Pyelito Kue, localizada no município de Iguatemi, no sul do Mato Grosso do Sul. Em nota , a autarquia manifestou “profundo pesar” pelo crime e classificou o assassinato como "inaceitável". Equipes já foram mobilizadas para acompanhar as investigações e articular ações com órgãos de segurança pública. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a vítima é Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, de 36 anos, atingido por um tiro na cabeça durante a ação de cerca de 20 homens armados que invadiram a área por volta das 4h da manhã. Outros quatro indígenas, entre eles adolescentes e uma mulher, ficaram feridos por arma de fogo ou balas de borracha. A comunidade relatou que os pistoleiros tentaram levar o corpo de Vicente, o que foi impedido pelos indígenas. Relatos enviados à Funai e reunidos pelo Cimi apontam que os assassinos...
Uma ação rápida realizada por composições do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do 10° Batalhão de Polícia Militar do Ceará (PMCE) e por equipes da Delegacia Regional de Iguatu da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na prisão de um homem, na tarde desta quarta-feira (08), e na localização de três jovens que estavam desaparecidas em Iguatu, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. A ação contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE).
O trabalho policial foi iniciado logo após as equipes serem noticiadas sobre o desaparecimento de uma mulher de 19 anos e duas adolescentes de 14 e 16 anos. De acordo com levantamentos policiais, as jovens teriam desaparecido, na tarde dessa terça-feira (07), enquanto realizavam uma caminhada na localidade de Sitio Grossos. Com as informações necessárias, as equipes policiais iniciaram as diligências com apoio do CBMCE.
Na tarde de hoje (08), as vítimas foram localizadas pelas equipes em um matagal da região. Conforme a Polícia, as três jovens foram sequestradas e mantidas em cárcere privado. Após buscas, um homem identificado como Antônio Wendson Alves Freires (20), conhecido como “Pirulito”, com passagens como usuário de drogas, foi preso por suspeita de ser o mandante do crime. Uma motocicleta que teria sido utilizada no delito também foi apreendida.
O suspeito foi conduzido para a unidade policial, onde foi autuado em flagrante por sequestro e cárcere privado. As equipes seguem realizando diligências com o intuito de localizar e capturar o autor dos crimes. As vítimas passarão por exames na Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A PCCE apura se as jovens também foram vítimas de crimes sexuais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.