No primeiro dia de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na capital paulista, nesse sábado (6), foram imunizadas 624 gestantes, informou a prefeitura. O ciclo de imunização a partir das 28 semanas de gestação tem como principais alvos os bebês, que recebem os anticorpos diretamente das mães, e previne infecções graves causadas pelo VSR em bebês menores de 6 meses de idade. A implementação dessa vacina é muito importante para a saúde dos bebês menores de 6 meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença”, destacou, em nota, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo. O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos, conforme dados do Ministério da Saúde. A partir desta segunda-feira (8), a imunização ocorrerá em todas as unidade...
Polícia apreende cinco armas de fogo, pássaros e materiais usados para a caça ilegal de animais silvestres em Jati-CE
Duas ações realizadas na tarde de hoje, 28, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 2ªCia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ªCia/BPMA), resultou na apreensão de cinco armas de fogo, pássaros e materiais usados para a caça ilegal de animais silvestres na zona rural do município de Jati-CE. Ninguém foi preso.
Por volta de 13h50min, durante saturação na localidade de Sítio Barro Branco e de posse de informações acerca de caçadores de animais silvestres na região, os policiais militares se depararam com três indivíduos carregando uma sacola suspeita, momento em que, ao perceberem a presença policial, os suspeitos empreenderam fuga. Contudo, eles deixaram para trás:
01 espingarda calibre 12;
01 espingarda calibre 20;
01 espingarda tipo socadeira;
12 munições intactas de calibre 12;
12 munições de calibre 20;
01 lanterna;
03 apitos;
01 sino;
01 adaptador;
04 frascos de pólvora;
02 frascos de chumbinho e
01 latinha de chumbinho.
01 espingarda calibre 12;
01 espingarda calibre 20;
01 espingarda tipo socadeira;
12 munições intactas de calibre 12;
12 munições de calibre 20;
01 lanterna;
03 apitos;
01 sino;
01 adaptador;
04 frascos de pólvora;
02 frascos de chumbinho e
01 latinha de chumbinho.
Ainda na tarde de hoje, por volta de 15h, durante diligências, os PMs avistaram alguns pássaros silvestres em gaiolas em frente a uma residência. No local, a moradora informou que os animais pertenciam ao seu esposo, identificado como Raimundo Pajeú Pereira (68), que não estava na casa. Com a sua autorização, foi realizada buscas no imóvel e 02 espingardas tipo socadeira foram apreendidas, bem como 01 galo de campina e 03 azulões.
As ocorrências foram registradas na Delegacia Regional de Brejo Santo para os procedimentos necessários.
A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa (art. 29 da Lei de Crimes Ambientais). A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.