A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou o boletim semanal de balneabilidade, apontando que 25 dos 33 pontos monitorados nas praias de Fortaleza estão próprios para banho. A avaliação garante a qualidade da água e a segurança dos banhistas, seguindo os critérios estabelecidos pela legislação ambiental vigente. No setor Leste da cidade, que compreende as praias do Futuro, Titanzinho e Abreulândia, todos os 13 trechos apresentaram condições adequadas para banho. No setor Centro, que inclui as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, sete pontos foram classificados como próprios. Já no setor Oeste, que abrange as praias da Colônia, Pirambu e Barra do Ceará, cinco trechos estão recomendados para banho. A lista completa com a situação de cada ponto está disponível no site da autarquia e no aplicativo Semace Digital, disponível gratuitamente para dispositivo Android. Confira os trechos próprios na capital Leste Praia do Futuro – Praia do Caça e Pesca. Na altura da ...
PREFEITURA DE FORTALEZA APROVEITA A PANDEMIA PARA APROVAR PROJETO DE DESTRUIÇÃO DE DUNAS NA SABIAGUABA
Ontem, dia 08 de julho, o Conselho Gestor da Sabiaguaba, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), se reuniu e aprovou projeto de loteamento com área superior a 50 hectares, em Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, na zona de amortecimento do Parque do Cocó.
Isso significa o potencial desmatamento de mais de 50 campos de futebol de florestas, com centenas de espécies de plantas e animais, algumas inclusive ameaçadas de extinção e que só ocorrem aqui no Ceará. Na área existe um enorme campo de dunas vegetadas, integrando os últimos 17% das dunas que ainda existem no município.
Votaram contra apenas o Instituto Verdeluz e a Associação Náutica Desportiva da Abreulândia - ANDA. Votaram a favor 14 instituições que especificamos a seguir:
Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA
Secretaria Regional VI - SER VI
Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza - SETFOR
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG
Coordenadoria Especial de Articulação Política – CEAP
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – HABITAFOR
Coordenadoria de Biodiversidade – COBIO/SEMA
Câmara Municipal de Fortaleza
Procuradoria Geral do Município – PGM
Associação dos Moradores e Amigos da Gereberaba – AMAG
Universidade Estadual da Ceará – UECE
Imobiliária M. Tadeu Ltda.
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
Associação dos Comerciantes e Moradores da Praia da Abreulândia – ACOMPA
Durante a votação, conselheiros do Verdeluz tentaram levantar o debate, mas foi vetada qualquer tentativa de diálogo ou de adiar a votação. Repudiamos essa tentantiva de se utilizar de um momento de pandemia, em que a comunidade não poderia participar presencialmente das reuniões, para aprovar um projeto tão potencialmente destruidor.
Precisamos pressionar o Prefeito Roberto Cláudio e o Governador Camilo Santana para que não levem à frente esse projeto absurdo e para que protejam ativamente essa área. Compartilhe esse vídeo e pressione nas redes socais!
#fortalezapelasdunas #salveasdunasdococo #institutoverdeluz #greenpeace
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.