O calor extremo que o Rio de Janeiro vem registrando nos últimos dias levou o governo do estado a montar uma força-tarefa para desenvolver ações em diversas áreas, entre elas a da saúde. As unidades de pronto atendimento (UPA) do estado receberam reforço das equipes para agilizar o atendimento de pessoas que chegam aos postos com sintomas decorrentes das altas temperaturas. Em coletiva para anunciar as ações coordenadas da força-tarefa, a secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello, disse que o período do réveillon é preocupante, porque é maior o número de pessoas na cidade. Hidratação Uma das ações adotadas para minimizar os impactos das altas temperaturas é a hidratação da população, o que está sendo feito desde ontem pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Neste domingo (28), a companhia distribuiu 15 mil litros de água e 3,4 toneladas de gelo nas praias como Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon. Hoje...
PREFEITURA DE FORTALEZA APROVEITA A PANDEMIA PARA APROVAR PROJETO DE DESTRUIÇÃO DE DUNAS NA SABIAGUABA
Ontem, dia 08 de julho, o Conselho Gestor da Sabiaguaba, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), se reuniu e aprovou projeto de loteamento com área superior a 50 hectares, em Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, na zona de amortecimento do Parque do Cocó.
Isso significa o potencial desmatamento de mais de 50 campos de futebol de florestas, com centenas de espécies de plantas e animais, algumas inclusive ameaçadas de extinção e que só ocorrem aqui no Ceará. Na área existe um enorme campo de dunas vegetadas, integrando os últimos 17% das dunas que ainda existem no município.
Votaram contra apenas o Instituto Verdeluz e a Associação Náutica Desportiva da Abreulândia - ANDA. Votaram a favor 14 instituições que especificamos a seguir:
Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA
Secretaria Regional VI - SER VI
Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza - SETFOR
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG
Coordenadoria Especial de Articulação Política – CEAP
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – HABITAFOR
Coordenadoria de Biodiversidade – COBIO/SEMA
Câmara Municipal de Fortaleza
Procuradoria Geral do Município – PGM
Associação dos Moradores e Amigos da Gereberaba – AMAG
Universidade Estadual da Ceará – UECE
Imobiliária M. Tadeu Ltda.
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
Associação dos Comerciantes e Moradores da Praia da Abreulândia – ACOMPA
Durante a votação, conselheiros do Verdeluz tentaram levantar o debate, mas foi vetada qualquer tentativa de diálogo ou de adiar a votação. Repudiamos essa tentantiva de se utilizar de um momento de pandemia, em que a comunidade não poderia participar presencialmente das reuniões, para aprovar um projeto tão potencialmente destruidor.
Precisamos pressionar o Prefeito Roberto Cláudio e o Governador Camilo Santana para que não levem à frente esse projeto absurdo e para que protejam ativamente essa área. Compartilhe esse vídeo e pressione nas redes socais!
#fortalezapelasdunas #salveasdunasdococo #institutoverdeluz #greenpeace
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.