Pular para o conteúdo principal

Série de oficinas artísticas gratuitas acontece em julho pelo Sesc Juazeiro do Norte



Artistas interagem com o público em lives e oficinas em mais de sessenta encontros. 

O Programa Cultura da Unidade Juazeiro do Norte,  por meio do projeto Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico Cultural, vai realizar uma série de 13 lives e 15 oficinas artísticas culturais em mais de 60 encontros online neste mês de julho. A programação é inteiramente gratuita, com transmissões e inscrições online,   e voltada para o público de todas as idades. 

Com início nesta sexta, 3 de julho, as atividades de Artes Cênicas vão proporcionar novas experiências de iniciação artística. O público vai aprender a improvisação, a narração de histórias com objetos e a criação de sons com o corpo, entre outros recursos criativos. A arte da palhaçaria tem lugar de destaque na Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico. Os participantes vão conhecer a evolução histórica dessa performance, as interseções com o Teatro e ver apresentações ao vivo.  
  
No dia 29 de julho, às 18h acontecerá um encontro especial com as crianças do Orfanato Jesus Maria José, também por meio de uma live. A aula-espetáculo interage com os alunos para descobrir como tem sido seu cotidiano. E no dia 31 de julho, o convidado é o ator Aldrey Rocha, integrante da Cia K´Os Coletivo, trupe que atua há 14 no teatro cearense, ele conta como a pandemia está afetando os artistas de circo.  

Em oficinas de atividades circenses, artistas profissionais fazem  demonstrações de técnicas, como o as noções básicas de acrobacia e a maquiagem clássica de palhaço.  

Já nas Artes Visuais, a programação vai de 3 a 31 de julho. Quem deseja desenvolver habilidades no desenho pode participar dos encontros virtuais em que serão propostas criações coletivas online. Na oficina de estêncil, será mostrada a técnica de carimbar imagens, que pode ser aplicada em móveis e roupas. 

Crianças e adultos brincam de modelar bonecos com papel machê e experimentam diferentes tipos de artesanato, como o bordado, a técnica japonesa do origami, que cria formas a partir da dobradura de papel.    

Mulheres artistas dialogam sobre o poder por meio da dança do ventre e o protagonismo feminino nas artes. Na sexta musical do dia 30 de julho, poetas  da cidade de Abaiara apresentam sua cantoria repentista 

Confira a programação completa e inscreva-se: 

Artes Cênicas - Teatro  


A Hora do Net
Lives - apresentações das leituras dramáticas ensaiadas alunos das turmas de Núcleo de Estudos Teatrais  
Transmissão pelo Instagram: @alan_alvves  Dias: Todas as sextas do mês de julho  Horários: 15h (1ª apresentação) e 17h (2ª apresentação)  Classificação Livre   Dia: 3 de julho  15h - Laio Galdino  17h - Amanda Leite   Dia: 10 de julho  15h - Douglas Holanda  17h - José Alder    Dia: 17 de julho  15h - Jéssica Melo 17h - Patrix Salgado
 Dia: 24 de julho  15h - Samara Melo  17h - Kate Miranda   Dia: 31 de julho  15h - PoulFranklim 17h – Alan Alves e Françoi Alcântara  


Oficina: Criação de Sons com o Corpo
Nosso corpo possui seus próprios sons. Já experimentou utilizar a boca, mãos, pés, língua para ecoar sons?  Essa oficina nos instigará a experimentar as possibilidades criativas do nosso físico.  
Inscrições on-line p/ público geral   Aplicativo: Zoom  Professor: Alan Alves  Dia: 13/07  Horário: 15h às 17h  Classificação Livre  Gratuita  20 Vagas  Mais informações: (88) 99647 6167  

 
Oficina: Improvisação - Narração de Histórias com Objetos nas Mãos 
Improvisar é tornar contínuo várias expressões. É a arte de não deixar um movimento cessar. Vamos contar as histórias dos nossos objetos? Ou melhor, vamos criar e narrar histórias, sendo “objetos” nosso ponto de partida?  
Inscrições on-line p/ público geral   Aplicativo: Zoom  Professor: Alan Alves  Dia: 20/07  Horário: 15h às 17h  Classificação Livre  Gratuita  20 Vagas                        Mais informações: (88) 99647 6167  
 
Oficina: Improvisação - Criação de Cenas Momentâneas 
Improvisar é tornar contínuo várias expressões. É a arte de não deixar um movimento cessar. Esse momento vai te instigar a procurar um figurino, a interagir com @s colegas, a se concentrar e pensar rápido. Um momento de explorar a criatividade do lugar que você está.  
Inscrições on-line p/ público geral  Aplicativo: Zoom  Professor: Alan Alves  Dia: 27/07                Horário: 15h às 17h  Classificação Livre  Gratuita  20 Vagas  Mais informações: (88) 99647 6167  


Artes Visuais

Te Desenho!
Esta live propõe um encontro virtual onde o mediador estará convidando participações de vídeo ao vivo aos presentes na transmissão para compartilharem seus rostos e falas sobre si. A partir desta participação, será feito um desenho da pessoa com base nas características compartilhadas.  
Transmissão pelo Instagram: @cogumelodeluiz  Dias: 07 e 21 de julho  Horário: 18h  Classificação Livre   
Desenho Espontâneo
Esta live propõe um encontro virtual para elaborar uma imagem espontânea em coletivo. Um desenho será iniciado pelo mediador e os participantes da transmissão irão guiar o que a imagem se tornará, à medida que foram interagindo. Assim, o desenho final será um resultado de ideias compartilhadas e desenhadas no papel.  
Transmissão pelo Instagram: @cogumelodeluiz  Dias: 14 e 28 de julho   Horário: 18h  Classificação Livre   
Oficina de Estêncil
Nesta oficina, você poderá conhecer esta técnica usada para aplicação de imagens sobre qualquer superfície com o uso de um molde vasado, podendo gravar esta mesma imagem diversas vezes. Com esta técnica, você pode facilmente estampar camisas, decorar móveis, paredes, e o que mais sua criatividade permitir.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…