Em continuidade aos trabalhos de combate ao tráfico ilícito de drogas na Capital, um trabalho ostensivo realizado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu uma arma de fogo, munições e mais de três quilos de entorpecentes no bairro Floresta, que pertence à Área Integrada de Segurança Pública 20 (AIS 20) de Fortaleza. A apreensão do material ilícito ocorreu na noite dessa quarta-feira (15). Durante patrulhamento ostensivo, equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE visualizaram um indivíduo em atitude suspeita que, ao perceber a aproximação da equipe, empreendeu fuga. Com as buscas, os militares localizaram um revólver calibre .38 com 44 munições de mesmo calibre em um imóvel próximo de onde o homem estava. Dando sequência nas buscas pelo local, os policiais apreenderam mais de três quilos de entorpecentes – sendo dois quilos de maconha, divididos em pedaços de 700 gramas em tabletes e 200 gramas de skunk; 90 gramas de cocaína; e 90 gramas de um doce contendo de mac...
Estudantes interessados em concorrer a uma das cerca de 170 mil bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (17), às 23h59, para concluir o formulário de cadastro no portal do aluno.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais para instituições de ensino superior da rede privada. Segundo o Ministério da Educação, essa edição do programa beneficiará 167.780 alunos que ingressarão no ensino superior. O programa dispõe de 60.551 bolsas integrais e 07.229 bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade do curso selecionado.
“O ProUni é um programa de inclusão social de maior eficiência e eficácia. É um programa com meta clara e regras transparentes de concessão de benefícios fiscais. Não consigo pensar em um exemplo melhor de programa de transferência de renda e diminuição da desigualdade social”, afirmou a presidente Associação Nacional das Universidades Privadas (Anup), Elizabeth Guedes.
Podem participar aqueles que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançaram no mínimo 450 pontos. Os interessados nas bolsas não podem ter recebido nota zero na redação.
Perfeito, apesar da pandemia
Segundo Elizabeth Guedes, a execução do ProUni de 2020 foi impecável, apesar das circunstâncias da pandemia de covid-19 e dos entraves criados pela quarentena e pelo isolamento social. “Nunca houve uma edição tão transparente, eficiente e sem problemas como a deste ano. Hoje, quando terminar o prazo, todos os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa do ProUni terão conseguido. Todas as inscrições foram feitas sem problemas de servidor, sem indisponibilidade de sistemas, com o site no ar em 100% do tempo. Não haverá adiamento ou ampliação do prazo, já que todas as metas estabelecidas foram cumpridas”, ressaltou a presidente da Anup.
Impacto econômico
O ProUni de 2020 poderá ser responsável, em parte, pela recuperação econômica de instituições de ensino superior, diz Elizabeth Guedes. “Uma vez que a inadimplência no setor cresceu 70%, acompanhada da evasão, os fundos do ProUni garantem o pagamento de impostos sem uso de caixa. Com as bolsas, professores e alunos são mantidos em sala de aula, mesmo sem a previsão de normalidade”, explicou a executiva.
Calendário
O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da 1ª chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da 1ª chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da 2ª chamada no dia 4 de agosto.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.