Pular para o conteúdo principal

Ciopaer/SSPDS, DTCEA-FZ e Fraport Brasil realizam seminário sobre Operação de Drones

 Alguns equipamentos tecnológicos se tornaram mais acessíveis nos últimos tempos. Acompanhadas dessa facilidade, algumas situações de riscos também se fazem presente. É o caso da utilização das aeronaves não tripuladas, os conhecidos drones. Pensando nisso, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) e a empresa Fraport Brasil, que administra o Fortaleza Airport, promovem o seminário online “Operação de Drones em Fortaleza-CE”. A iniciativa ocorrerá na próxima terça-feira, dia 25 de agosto, às 9 horas.

O público-alvo são as pessoas em geral que utilizam esses equipamentos, mas especialmente os profissionais de imprensa que operam os drones para a captação de imagens. “Nós recebemos um Relatório de Prevenção, que é uma ferramenta para identificar perigos à atividade aérea, e nele verificamos que havia uma aeronave não tripulada em espaço aéreo proibido. Então, estamos realizando essa ação de conscientização para evitar acidentes aeronáuticos. A medida não se restringe apenas à Ciopaer, mas também à aviação como um todo”, explica o major PMCE Cleriston Oliveira, que é oficial de Segurança de Voo da Ciopaer.

O Relatório de Prevenção (RELPREV), que o oficial cita e será um dos assuntos da palestra, é uma ferramenta proativa de segurança de voo prevista no manual de gerenciamento de segurança operacional da Coordenadoria. Ele visa identificar os perigos associados à atividade aérea, permitindo a participação de todos os servidores no gerenciamento da segurança da unidade. Após o relato, a Ciopaer aplica uma matriz de gerenciamento de risco e verifica quais são as medidas que poderão ser adotadas. No caso em questão, a Ciopaer, o DTCEA-FZ e a Fraport Brasil se reuniram para a realização do seminário. Mas as ações também podem se estender à emissão de alertas de segurança, à realização de mudanças em procedimentos operacionais, e em casos mais extremos, até ao cancelamento de operações aéreas.

Além do RELPREV, durante o seminário também serão abordados temas como “No Fly Zone”, assuntos pertinentes ao espaço aéreo, legislação e sanções para voos irregulares de drones.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever gratuitamente clicando aqui ou apontando a câmera do celular para o QR Code presente na imagem de divulgação. Por meio desse contato com o público-alvo, a Ciopaer realizará, posteriormente, outras divulgações de segurança de voo.

A transmissão do seminário ocorrerá por meio do canal no Youtube da Ciopaer Ceará. Basta clicar no aqui e acessar a página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas