Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros do Ceará presta Homenagem ao Herói-Estudante João Nogueira Jucá

 Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio desta postagem, presta justa homenagem ao Herói-Estudante João Nogueira Jucá, após 61 anos de seu ato de bravura, normalmente prestigiada por meio da realização de uma missa in memorian na Capela do Hospital celebrada pelo Capelão do Hospital Geral Dr. César Cals e seguida por uma solenidade Cívico-Militar na Praça Capistrano de Abreu, conhecida popularmente como Praça da Lagoinha sempre contando com a presença de alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, de servidores do Hospital Dr. César Cals, de amigos como o Senhor Luiz Carlos Aires Barreira Nanan, Conselheiro e Coordenador destas homenagens e familiares do João Nogueira Jucá.

No entanto, em época de Pandemia e em respeito ao Decreto Estadual que estabelece medidas de isolamento social para o Ceará, que visa evitar a circulação de pessoas e a propagação da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), o meio que encontramos para celebramos esta efeméride é reverberando seu ato heroico para que possa inspirar as futuras gerações.O Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Luís Eduardo Soares de HOLANDA, “acredita que honrar o ato de bravura do estudante João Nogueira Jucá, como o Corpo de Bombeiros Militar fez ao criar a Medalha João Nogueira Jucá, para homenagear os bombeiros militares por atos de abnegação, filantropia e ações que a ocorrem, por meio do risco da vida dos bombeiros do Estado. Não somente prestigia e homenageia tais feitos, mas ao passá-los aos alunos do CMCB, torna-se legado de moral, ética e de exemplo a ser destacado como processo e instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, fortalecendo o processo de desenvolvimento individual e social, como modo de contribuir no processo ensino aprendizagem, com este mister que incentivamos e estimulamos a prática social e promoção das efemérides com este teor, como legado de formação cidadã, moral e ética”, destacou o Comandante Holanda.

João Nogueira Jucá

João Nogueira Jucá é considerado herói pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, por sua atitude destemida em ajudar e salvar pacientes de um incêndio da então Casa de Saúde Dr. César Cals. No entanto, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito em 11 de agosto de 1959.

O fogo foi provocado por uma explosão no depósito de éter da antiga Casa de Saúdes, ao passar pelo local, após uma aula de halterofilismo, o estudante João Nogueira Jucá ao presenciar o fogo e pedidos de socorro, não se furtou em ajudar na retirada de pacientes, principalmente de crianças que se encontravam internadas no interior do prédio. Infelizmente, um tubo de oxigênio explodiu próximo ao estudante e o atingiu.

O dia do estudante, também nominado dia do aluno ou ainda dia do discípulo, é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto, a data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I. No Ceará, por conta do estudante João Nogueira Jucá, falecido em 11 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar e o CMCB prestigiam e comemoram esta efeméride, lembrando os feitos heróicos e bravios do estudante João Nogueira Jucá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas