Pular para o conteúdo principal

Economia - Cargas movimentadas no Porto de Fortaleza contribuem com a internacionalização do Estado do Ceará



Minério de manganês, escória, óxido de magnésio, clínquer, coque de petróleo, pescados, couros, cera de carnaúba e castanha de caju que embarcam no Porto de Fortaleza para países como França, Bélgica, Índia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, e Espanha, são algumas das cargas que contribuem com a internacionalização do Estado do Ceará. Desde o último mês de janeiro, este equipamento movimentou 685.122 toneladas de granéis sólidos não cereais e 266.656 toneladas de carga geral.

E como parte do painel “Os Novos Destinos dos Negócios Internacionais do Ceará” promovido pelo Ceará Global, que neste ano realiza edição inédita online intitulada “O Futuro em 360º, a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, falou na última terça-feira (25) sobre a contribuição do Porto de Fortaleza no cenário de internacionalização do estado. Por sinal, a exportação no Mucuripe conta também com um item sazonal, no caso, as frutas. A safra neste ano terá início no dia 18 de setembro e deve se estender até o dia 26 de janeiro de 2021, com destaque para o melão, melancia, manga e uva.

A questão da logística também foi tratada nesse painel, que contou com a participação de Rebeca Oliveira (Complexo do Pecém) e Andreea Pal (Fraport Brasil). De acordo com Mayhara Chaves, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vem incentivando a logística para melhorar a movimentação de cargas marítimas, aeroportuárias e terrestres no país, além de reduzir o custo do transporte e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. “A Companhia Docas do Ceará apoia o Projeto de Lei º 4199/2020, conhecido como BR do Mar, que prevê investimentos privados e otimiza recursos públicos. A intenção do Governo Federal, por meio do Minfra, é fazer com que a cabotagem cresça além dos 10% registrado nos últimos anos com este incentivo”, pontua a diretora-presidente da CDC.

Durante três dias de evento, que será encerrado logo mais às 17 horas, direto do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, com um tributo ao sol da Terra da Luz, tendo no comando o DJ Guga de Castro, foram debatidos outros temas importantes, como: responsabilidade fiscal, transparência, hubs aéreo, logístico e tecnológico, Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e desenvolvimento sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas