Pular para o conteúdo principal

Instituto JCPM abre mais de 1.400 vagas para cursos e oficinas online gratuitos para jovens de comunidades

 As atividades são voltadas para o mercado de trabalho, empreendedorismo, preparação para o Enem, desenvolvimento de criatividade e de habilidades em programação. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, com oportunidades para cursos profissionalizantes de Recepcionista, Vendedor, Operador de Caixa, entre outros.

 

 

Com o desafio de preparar os jovens para o mercado de trabalho nesse cenário de pandemia, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) em Fortaleza promove 20 cursos profissionalizantes e oficinas rápidas online e gratuitos. São mais de 1.400 vagas disponíveis para jovens de 16 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e que moram em Fortaleza. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 12 de agosto, pelo formulário online (bit.ly/inscricaocursosijcpm), sendo possível participar de mais de uma atividade, conforme disponibilidade de vagas, que são limitadas com cerca de 20 inscritos por turma. Todos os cursos e oficinas contam com certificação.

 

Os cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) são de: Recepcionista, Vendedor e Operador de Caixa, de carga horária de 160h/a cada turma e previsão de início no mês de setembro, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira. Ao todo são disponibilizadas 120 vagas, divididas em duas turmas para cada curso.

 

Já as oficinas, têm carga horária de até 28h/a. Voltadas para a empregabilidade são disponibilizadas formações com orientação sobre profissão e carreira, gênero textual, matemática financeira e apresentação pessoal no mercado de trabalho. O estímulo ao empreendedorismo e geração de renda também são foco de cursos de fotografia para as redes sociais direcionadas às vendas, ferramentas de marketing digital, desenvolvimento de aplicativos pelo celular, programação e games. Para contribuir com a preparação para o Enem, os participantes encontram oficinas com ferramentas de organização da rotina de estudos, sobre leitura e interpretação de textos em inglês e espanhol.  Formações com foco na criatividade, habilidades e programação, comunicação e escrita estão ainda entre os cursos rápidos oferecidos.

 

Com a iniciativa, o Instituto JCPM, que já trabalha com a juventude que reside nas comunidades do entorno dos shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, reforça sua missão de contribuir com a qualificação profissional e o desenvolvimento sociocultural dos jovens, transformando histórias e gerando oportunidades. Além de Fortaleza, as unidades do IJCPM das cidades de Recife, Salvador e Aracaju contarão com a mesma iniciativa de ofertas de cursos e oficinas online.  

 

Qualificação durante a pandemia

Em meio às mudanças de rotina e com a necessidade de distanciamento social, o IJCPM em Fortaleza promoveu ações virtuais em busca de manter as atividades de aprendizagem e conhecimento para os cerca de 700 jovens atendidos palas unidades do Riomar Fortaleza e RioMar Kennedy. Nos encontros online, por meio de vídeo chamadas, puderam participar de formações em Comunicação, Compreensões numéricas, Tecnologias e Inglês, das Oficinas Multidisciplinares. As aulas foram ministradas pelos instrutores já conhecidos das aulas presenciais e que utilizaram plataformas como como WhatsApp, Google Classroom, Moodle, Zoom e Edmod.

 

Antes disso, desde março os quase 4 mil jovens atendidos pelo IJCPM em Fortaleza, Recife, Salvador e Aracajparticiparam da série de lives “Mente Ligada”. As transmissões diárias acontecem pelo perfil @ijcpm com dicas de estudos, cultura e lazer, como também orientações de higiene, saúde e benefícios sociais.

 

Serviço:

Inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos no IJCPM

Quando: a partir de 12 de agosto, até o preenchimento das vagas

Onde: formulário online disponível em bit.ly/inscricaocursosijcpm

Perfil: jovens de 16 a 24 anos, moradores de Fortaleza, estudantes ou egressos de escola pública

Gratuito

 

Lista de Cursos e Oficinas:

Curso Profissionalizante Recepcionista (160h/a)
Curso Profissionalizante Vendedor (160h/a)

Curso Profissionalizante Operador de Caixa (160h/a)

Oficina Como manter a empregabilidade em tempos de incerteza (20h/a)

Oficina Escolha certa: Profissão e Carreira (20h/a)

Oficina Gêneros textuais para o mundo do trabalho (28h/a)

Oficina Matemática Financeira para o Mercado de Trabalho (20h/a)

Oficina Estilo Pessoal, Mundo do trabalho e Empregabilidade (20h/a)

Oficina Ferramentas online de aprendizado e os 5S’s (20h/a)

Oficina Leitura e interpretação de questões de Espanhol para o ENEM (20h/a)

Oficina Fotografia para as redes sociais (20h/a)

Oficina Fotografia para empreendedores: Impulsionando vendas (20h/a)

Oficina Programando história e games com SCRATCH Jr (24h/a)

Oficina Desenvolvimento de aplicativos (24h/a)

Oficina Marketing Digital (20h/a)

Oficina Criação de aplicativo via celular (20h/a)

Oficina Redigindo através de jogos de escrita (20h/a)

Oficina Inglês através da música (20h/a)

Oficina Oficina Maker (20h/a)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas