Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Instituto JCPM abre mais de 1.400 vagas para cursos e oficinas online gratuitos para jovens de comunidades

 As atividades são voltadas para o mercado de trabalho, empreendedorismo, preparação para o Enem, desenvolvimento de criatividade e de habilidades em programação. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, com oportunidades para cursos profissionalizantes de Recepcionista, Vendedor, Operador de Caixa, entre outros.

 

 

Com o desafio de preparar os jovens para o mercado de trabalho nesse cenário de pandemia, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) em Fortaleza promove 20 cursos profissionalizantes e oficinas rápidas online e gratuitos. São mais de 1.400 vagas disponíveis para jovens de 16 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e que moram em Fortaleza. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 12 de agosto, pelo formulário online (bit.ly/inscricaocursosijcpm), sendo possível participar de mais de uma atividade, conforme disponibilidade de vagas, que são limitadas com cerca de 20 inscritos por turma. Todos os cursos e oficinas contam com certificação.

 

Os cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) são de: Recepcionista, Vendedor e Operador de Caixa, de carga horária de 160h/a cada turma e previsão de início no mês de setembro, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira. Ao todo são disponibilizadas 120 vagas, divididas em duas turmas para cada curso.

 

Já as oficinas, têm carga horária de até 28h/a. Voltadas para a empregabilidade são disponibilizadas formações com orientação sobre profissão e carreira, gênero textual, matemática financeira e apresentação pessoal no mercado de trabalho. O estímulo ao empreendedorismo e geração de renda também são foco de cursos de fotografia para as redes sociais direcionadas às vendas, ferramentas de marketing digital, desenvolvimento de aplicativos pelo celular, programação e games. Para contribuir com a preparação para o Enem, os participantes encontram oficinas com ferramentas de organização da rotina de estudos, sobre leitura e interpretação de textos em inglês e espanhol.  Formações com foco na criatividade, habilidades e programação, comunicação e escrita estão ainda entre os cursos rápidos oferecidos.

 

Com a iniciativa, o Instituto JCPM, que já trabalha com a juventude que reside nas comunidades do entorno dos shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, reforça sua missão de contribuir com a qualificação profissional e o desenvolvimento sociocultural dos jovens, transformando histórias e gerando oportunidades. Além de Fortaleza, as unidades do IJCPM das cidades de Recife, Salvador e Aracaju contarão com a mesma iniciativa de ofertas de cursos e oficinas online.  

 

Qualificação durante a pandemia

Em meio às mudanças de rotina e com a necessidade de distanciamento social, o IJCPM em Fortaleza promoveu ações virtuais em busca de manter as atividades de aprendizagem e conhecimento para os cerca de 700 jovens atendidos palas unidades do Riomar Fortaleza e RioMar Kennedy. Nos encontros online, por meio de vídeo chamadas, puderam participar de formações em Comunicação, Compreensões numéricas, Tecnologias e Inglês, das Oficinas Multidisciplinares. As aulas foram ministradas pelos instrutores já conhecidos das aulas presenciais e que utilizaram plataformas como como WhatsApp, Google Classroom, Moodle, Zoom e Edmod.

 

Antes disso, desde março os quase 4 mil jovens atendidos pelo IJCPM em Fortaleza, Recife, Salvador e Aracajparticiparam da série de lives “Mente Ligada”. As transmissões diárias acontecem pelo perfil @ijcpm com dicas de estudos, cultura e lazer, como também orientações de higiene, saúde e benefícios sociais.

 

Serviço:

Inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos no IJCPM

Quando: a partir de 12 de agosto, até o preenchimento das vagas

Onde: formulário online disponível em bit.ly/inscricaocursosijcpm

Perfil: jovens de 16 a 24 anos, moradores de Fortaleza, estudantes ou egressos de escola pública

Gratuito

 

Lista de Cursos e Oficinas:

Curso Profissionalizante Recepcionista (160h/a)
Curso Profissionalizante Vendedor (160h/a)

Curso Profissionalizante Operador de Caixa (160h/a)

Oficina Como manter a empregabilidade em tempos de incerteza (20h/a)

Oficina Escolha certa: Profissão e Carreira (20h/a)

Oficina Gêneros textuais para o mundo do trabalho (28h/a)

Oficina Matemática Financeira para o Mercado de Trabalho (20h/a)

Oficina Estilo Pessoal, Mundo do trabalho e Empregabilidade (20h/a)

Oficina Ferramentas online de aprendizado e os 5S’s (20h/a)

Oficina Leitura e interpretação de questões de Espanhol para o ENEM (20h/a)

Oficina Fotografia para as redes sociais (20h/a)

Oficina Fotografia para empreendedores: Impulsionando vendas (20h/a)

Oficina Programando história e games com SCRATCH Jr (24h/a)

Oficina Desenvolvimento de aplicativos (24h/a)

Oficina Marketing Digital (20h/a)

Oficina Criação de aplicativo via celular (20h/a)

Oficina Redigindo através de jogos de escrita (20h/a)

Oficina Inglês através da música (20h/a)

Oficina Oficina Maker (20h/a)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.