Pular para o conteúdo principal

Parceria público-privada agiliza realização de cirurgias cardíacas em Fortaleza

 

No Hospital São Camilo Fortaleza, 50 pacientes já foram operados por meio do projeto


O Hospital São Camilo Fortaleza iniciou este ano uma parceria público-privada com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, para a realização de um projeto de cirurgias cardíacas em pacientes do SUS. Em três meses, foram realizados 50 procedimentos, alcançando um resultado positivo, com baixo tempo de permanência hospitalar. 

Claudia Regina Fernandes, coordenadora do Bloco Operatório do Hospital São Camilo Fortaleza, diz que o destaque é para a média de seis dias de internação, o que é muito positivo em procedimentos de alta complexidade como estes.  

O coordenador da Cardiologia no São Camilo, Rafael Macêdo, explica que este tempo reduzido se explica pelo fato de o hospital ter adotado medidas para otimizar os processos, como planilha de acompanhamento, avaliando o tempo de internação, protocolos pré e pós-operatórios, otimização de fluxos no centro cirúrgico e UTI. “Chegamos a ter pacientes com quatro dias de internação, mesmo naqueles potencialmente graves, com quadro de obesidade, hipertensão, entre outros”, afirma o médico.  

Esta parceria, segundo Macêdo, é positiva para todos os envolvidos. “Nos fortalece como referência em cirurgia cardiovascular e melhora nossos fluxos internos, nosso know-how e experiência. Para o Hospital de Messejana, foi um grande apoio, pois representou o fim da fila de espera, e para a população, que está sendo atendida, representa a solução de um problema de saúde”, diz. 

Além da participação dos médicos Cláudia Regina e Rafael Macêdo, o projeto realizado no Hospital São Camilo conta com equipe multidisciplinar, tendo o médico Roberto Lôbo como cirurgião cardíaco; e o médico Mozart Rolim como coordenador da Terapia Intensiva. O projeto foi idealizado pelo secretário de Saúde, Dr. Cabeto.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas