Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Tribunal de Justiça do Ceará realiza primeira posse online para desembargador

 Pela primeira vez na história do Poder Judiciário cearense, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu e empossou um juiz no cargo de desembargador em uma sessão totalmente online. Realizada por meio de videoconferência, a cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, e transmitida ao vivo pelo canal do TJCE no YouTube.

Na ocasião, o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, que é titular da 19ª Vara Cível de Fortaleza, foi eleito novo desembargador do Tribunal. “Quero parabenizar o novel desembargador, dando-lhe as boas-vindas neste plenário. Não tenho nenhuma dúvida que o Tribunal de Justiça do Ceará recebe um primoroso julgador”, afirmou o desembargador Washington Araújo.

Representando a Corte, o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato fez discurso em homenagem ao eleito. “O empossando é, sem dúvidas e sem favor, um dos melhores quadros da magistratura cearense, homem de sólida formação humanística, cujas leituras e curiosidade intelectual vão muito além da incursão sobre compêndios de doutrina e jurisprudência, transpõem em muito os limites do mundo do direito, da aridez de seus conceitos, da rigidez de suas formas”.

Também destacou as qualidades do recém-eleito. “Suas decisões, já bem conhecidas deste Tribunal, além do apuro e rigor técnicos, trazem a marca singular dos espíritos dotados do mais elevado senso de justiça, em que se faz presença permanente a busca pela realização, em toda sua concretude e efetividade, do ideal subsumido na máxima pauliana eterna do ”dar a cada um o que é seu”.

Sobre os juízes que estavam concorrendo ao cargo, a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, considerou que “são excelentes magistrados com currículos de grande riqueza”. Em relação ao juiz José Ricardo Patrocínio, afirmou que “é o coroamento do seu nome, pois tem uma vida funcional vastíssima e vem também com a bagagem de gestor”. Ele ainda recebeu elogios do desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes. “É um bom julgador e também mostrou ser um bom gestor, administrador”.

AGRADECIMENTOS
José Ricardo Patrocínio iniciou sua fala agradecendo ao desembargador Mauro Liberado, o qual classificou como “homem elegante, otimista, criatura fascinante que cativa como um ímã as suas amizades”. Em seguida, lembrou que está ocupando a vaga deixada pelo desembargador Jucid Peixoto do Amaral, “pessoa lhana, afável e querida por todos os que integram este Tribunal”.

Ressaltou ainda a importância do cargo que passa a ocupar. “Sou conhecedor da grave responsabilidade que pesa sobre nossos ombros, mas o serviço público é instigante e desafiador porque as demandas sempre são crescentes e é preciso, para vencê-las, buscar um diálogo civilizado e construtivo. É preciso inovar; velhas fórmulas do passado já não nos servem mais. Dificuldades sempre surgirão, fazem parte da vida, ainda mais no âmbito do serviço público. É preciso conhecê-las, e, com sabedoria, explorá-las e dobrá-las”.

Por último, agradeceu aos demais desembargadores e o apoio da família e amigos, além dos pais, já falecidos. “Com essas palavras, minhas senhoras e meu senhores, e para mostrar que tenho juízo, deixo registrado um último e enfático agradecimento aos meus familiares, em especial a minha mulher Lia, companheira de todas as caminhadas, ao lado de quem construí meu porto seguro, e aos filhos Neto, Eduardo e Guilherme, inspirações de minha vida”.

ELEIÇÃO
Ele foi eleito pelo critério de merecimento após obter a primeira colocação na lista tríplice, formada pelos magistrados que tiveram as melhores notas na votação. Em segundo lugar, ficou a juíza Joriza Magalhães Pinheiro (9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza) e, em terceiro, a juíza Rosilene Ferreira Facundo (5ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza). Ao todo, sete juízes participaram da eleição, que contou com votação nominal e aberta.

TRAJETÓRIA
José Ricardo Vidal Patrocínio ingressou na magistratura cearense em abril de 1993 no cargo de juiz substituto da Comarca de Araripe. Na sequência, atuou nas comarcas de Groaíras, São Benedito, Crateús e Itapipoca, até que, em novembro de 2002, assumiu a 12ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. Ainda na Capital, em fevereiro de 2010, tornou-se titular da 19ª Vara Cível, onde permaneceu até ser eleito desembargador.

Também atuou na função de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça no biênio 2011/2013. Após, exerceu os cargos de vice-diretor e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua nos biênios 2015/2017 e 2017/2019, respectivamente.

Clique aqui para assistir a transmissão da posse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.