A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o período entre segunda-feira (24) e quarta-feira (26) aponta predomínio de estabilidade atmosférica em praticamente todo o Ceará. O cenário, típico desta época do ano, deve garantir pouca nebulosidade, calor elevado e ventos mais intensos ao longo dos dias. Apesar disso, efeitos locais, como a atuação da brisa terrestre e a interação dos ventos com o relevo, podem favorecer aumento de nuvens entre a madrugada e o início da manhã de terça (25) e quarta-feira (26) sobre o Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e o Maciço de Baturité. Nessas áreas, há possibilidade de chuvas isoladas e fracas nesses horários. Na Ibiapaba, a tarde de terça-feira também pode ter céu mais encoberto, com chance de precipitações isoladas e de baixa intensidade. Durante o período, os ventos devem chamar atenção: rajadas podem alcançar entre 50 e 55 km/h em municípios do Litoral Norte, Ibiapaba e Jaguaribana. Temperaturas e...
A segunda temporada do ano em Fortaleza é envolta pela estação verão, com ventos que costumam ser de moderados a fortes, e, no geral, um tempo de seca. Já no início deste semestre, determinados órgãos do corpo humano, como a pele, passam a requerer atenção especial. Os cuidados para evitar queimaduras na pele devem ser redobrados.
A queda da umidade relativa do ar pode causar complicações para a saúde da pele e dos cabelos. O ressecamento provocado pelos ventos também acaba contribuindo para o surgimento ou agravamento de doenças alérgicas, como dermatites e eczemas. A médica dermatologista Hercilia Queiroz explica que a primeira recomendação é manter ingestão abundante de água, porque neste período há uma perda maior de água através pele humana para o ambiente, principalmente em crianças e idosos.
“O segundo ponto é evitar banho excessivamente quente. Orienta-se banho com temperatura morna ou mais amena, com uso de sabonetes neutros e suaves. Também não esquecer dos lábios, pois já há uma tendência em lubrificar os lábios com a saliva, que é irritante em contato repetitivo. É importante usar produtos hidratantes e com filtro solar, que oferece hidratação e proteção ao longo do dia”, orienta a médica.
A dermatologista reforça a importância da aplicação de hidratantes no período noturno, antes de dormir, porque, segundo Hercilia Queiroz, há uma maior absorção dos ativos: “A apresentação do melhor hidratante é aquela que trata a necessidade individual de cada paciente, por isso é tão importante a presença do médico dermatologista para avaliar, diagnosticar e tratar”, disse.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.