Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) feito recentemente aponta que o excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais registrada nas rodovias federais do Ceará em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 130 mil autuações por diferentes infrações nas BRs do estado, sendo que cerca de um terço desse total esteve relacionado ao desrespeito aos limites de velocidade, conduta que aumenta significativamente a gravidade dos acidentes e o risco de vítimas. Do total de 130.897 autuações registradas, 44.380 flagrantes foram por excesso de velocidade, o que corresponde a 33,9% das ocorrências . Na prática, isso significa que um em cada três registros esteve associado a essa infração , comportamento que reduz o tempo de reação do condutor e contribui diretamente para sinistros de trânsito mais graves. Velocidade e ultrapassagens: combinação de alto risco Outro dado que chama atenção no levantamento é o número d...
A segunda temporada do ano em Fortaleza é envolta pela estação verão, com ventos que costumam ser de moderados a fortes, e, no geral, um tempo de seca. Já no início deste semestre, determinados órgãos do corpo humano, como a pele, passam a requerer atenção especial. Os cuidados para evitar queimaduras na pele devem ser redobrados.
A queda da umidade relativa do ar pode causar complicações para a saúde da pele e dos cabelos. O ressecamento provocado pelos ventos também acaba contribuindo para o surgimento ou agravamento de doenças alérgicas, como dermatites e eczemas. A médica dermatologista Hercilia Queiroz explica que a primeira recomendação é manter ingestão abundante de água, porque neste período há uma perda maior de água através pele humana para o ambiente, principalmente em crianças e idosos.
“O segundo ponto é evitar banho excessivamente quente. Orienta-se banho com temperatura morna ou mais amena, com uso de sabonetes neutros e suaves. Também não esquecer dos lábios, pois já há uma tendência em lubrificar os lábios com a saliva, que é irritante em contato repetitivo. É importante usar produtos hidratantes e com filtro solar, que oferece hidratação e proteção ao longo do dia”, orienta a médica.
A dermatologista reforça a importância da aplicação de hidratantes no período noturno, antes de dormir, porque, segundo Hercilia Queiroz, há uma maior absorção dos ativos: “A apresentação do melhor hidratante é aquela que trata a necessidade individual de cada paciente, por isso é tão importante a presença do médico dermatologista para avaliar, diagnosticar e tratar”, disse.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.