Pular para o conteúdo principal

Vila das Artes promove oficina prática sobre uso do audiovisual na dança, com Ivani Santana

A Vila das Artes abre inscrições, por meio da Escola Pública de Dança, para a oficina "Com_PAR_T(r)ilhar: Dança + Internet + Audiovisual – Configurações da Dança em Rede". Destinada a bailarinos, coreógrafos e performers, a atividade terá a condução da artista e pesquisadora Ivani Santana e ocorrerá de modo inteiramente on-line entre os dias 17 e 21 de agosto, das 9h30 às 12h30. Interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto.

Acesse o formulário de inscrição

A oficina abordará noções básicas sobre o uso do audiovisual na dança, tais como na videodança, na telemática, em instalações, entre outros. O objetivo do curso é desenvolver processos criativos voltados para as mídias sociais e
plataformas de videoconferência.

"Articulando sempre teoria e prática, enfatizando o aprendizado que emerge pela experiência, os conhecimentos serão trabalhados em formato de ateliê procurando desenvolver projetos artísticos em duplas", explica a Ivani Santana, ministrante da oficina.

Os alunos selecionados serão notificados por e-mail quanto à participação no curso e os meios de acesso às aulas.

O programa Aulas Abertas é um projeto destinado a proporcionar aos artistas da dança local oportunidades regulares e adequadas de trabalho e aperfeiçoamento técnico-corporal. Constituído por módulos independentes entre si, em geral com duração de uma semana, o programa visa ainda possibilitar o contato de profissionais e estudantes com distintas propostas de trabalho corporal e artístico desenvolvidas em diferentes contextos de pesquisa e criação em dança.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre a ministrante

Artista e pesquisadora acadêmica no campo da Dança com Mediação Tecnológica, com ênfase na perspectiva corporificada e Teoria Enativista, Ivani Santana é professora titular pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado (2012/2013) em "Networked Performance" pelo Sonic Arts Research Center (Reino Unido).

Pioneira no Brasil em Dança Telemática, pesquisa dança com mediação tecnológica desde a década de 1990. Lidera o "Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual" e é autora dos livros Corpo Aberto: Cunningham, Dança e Novas Tecnologias" e "Dança Na Cultura Digital". Entre 2018 e 2019, atuou como Professora Visitante em Vancouver, Canadá, e realizou projeto interdisciplinar entre a University of British Columbia, sob a supervisão do filósofo Dr.Evan Thompson, e a Simon Fraser University.

Vila na Rede

Toda a programação on-line da Vila das Artes faz parte do projeto "Vila na Rede", iniciativa que visa a manutenção das atividades do equipamento cultural e oferece alternativas culturais que podem ser apreciadas no conforto de casa, durante o período de distanciamento social recomendado devido à pandemia da Covid-19.

Serviço:
Oficina "Com_PAR_T(r)ilhar: Dança + Internet + Audiovisual – Configurações da Dança em Rede" 
Período de inscrição: até 10 de agosto de 2020
Link de inscrição 
Data de realização: 17 a 21 de agosto
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Plataforma de videoconferências Google Meet (Participantes selecionados serão notificados sobre acesso às aulas por e-mail)
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas