Pular para o conteúdo principal

Instituto Povo do Mar promove limpeza de praia nesta quarta-feira, 16/09

A ação integra rol de ações mundiais em alusão a campanha  Mares Limpos


Você sabia que os oceanos cobrem mais de  70% da superfície terrestre? Sim, nosso lindo planeta azul não é chamado assim à toa. As águas salgadas são morada de uma gigantesca biodiversidade da qual dependem mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo. 

Mas apesar de ser essencial à manutenção da vida, os oceanos sofrem com a degradação causada pelas atividades humanas -  que afetam a vida selvagem, as comunidades costeiras, impactando, ainda, a saúde humana e a do planeta.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma,  8 milhões de toneladas de plástico  são lançadas aos mares todos os anos. 

Sabendo da importância da conscientização das pessoas acerca da preservação dos oceanos, o Instituto Povo do Mar, mais uma vez, promove uma programação especial em alusão à Semana Mares Limpos.

Nesta quarta-feira, 16/09, crianças e adolescentes integrantes do IPOM vão realizar uma grande limpeza de praia. A programação, no entanto, tem início mais cedo, às 8h, com uma palestra sobre a importância de se manter os oceanos limpos. 

Já às 9h, haverá um cortejo de maracatu saindo da Surf House IPOM até a barraca Marulho. Um trabalho de limpeza e conscientização será realizado com o nobre objetivo de tornar nossa orla menos poluída e os banhistas mais conscientes sobre a importância da conservação de nossos oceanos.

Durante o trajeto, serão feitas paradas em algumas barracas de praia, onde as crianças e jovens do Instituto também irão distribuir sacolinhas de lixo para veículos. 


Sobre a Campanha Mares Limpos

A campanha #MaresLimpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) acontece no Brasil desde 2017. O objetivo da mobilização é reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha atua mobilizando diversos atores sociais, como governos, empresas e sociedade civil, para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que ele chegue aos oceanos.

Sobre o Instituto Povo do Mar

O Instituto Povo do Mar é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 por 4 amigos surfistas, frequentadores da praia do Titanzinho, em Fortaleza. Eles perceberam as dificuldades enfrentadas pelas crianças da área e resolveram contribuir para o desenvolvimento humano dos pequenos. 

  

Hoje o IPOM  funciona na Praia do Futuro e atende, gratuitamente, cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens do Grande Vicente Pinzón. São oferecidas várias atividades sociais, educativas e esportivas -  com o objetivo de promover a paz social, favorecendo o resgate da cidadania e a ampliação dos horizontes. 

 

Desde 2018, jovens também passaram a participar de cursos profissionalizantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.