Pular para o conteúdo principal

MPCE deflagra Operação OLUC contra comércio clandestino de óleo lubrificante

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio das 97ª e 164ª Promotorias de Justiça de Fortaleza, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11/09), a Operação OLUC, que investiga comércio clandestino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC). A Operação foi realizada com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça de Maranguape, da 5ª Promotoria de Justiça de Maracanaú e por meio da atuação conjunta entre o MPCE e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Maracanaú e de Maranguape. Durante o cumprimento dos mandados, houve flagrante de crimes de posse irregular de munição e de guarda de pássaros silvestres. Os alvos da Operação são suspeitos de terem usado Certificado de Coleta de Óleo (CCO) sem lastro ou falsificados para encobrir um comércio ilegal de OLUC destinado à reutilização indevida e ambientalmente poluente em outros setores da indústria.


De acordo com a legislação ambiental, o OLUC deve ser coletado em postos de combustíveis, oficinas mecânicas etc, por agentes autorizados pelo órgão ambiental e ANP e, depois de armazenados, encaminhados para rerrefino (logística reversa). Esta Operação consiste em uma das etapas de investigação conduzida pelo MPCE sobre o comércio clandestino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas