Pular para o conteúdo principal

SAS Plataforma de Educação atualiza Raio-X do Enem com temas mais cobrados no exame nos últimos 11 anos

 


“Geometria” é o assunto mais exigido em Matemática, “Mecânica” lidera as questões de Física e “Interpretação de texto” é o mais cobrado em Português.


Análise das provas de 2009 a 2019 ajuda a guiar estudos preparativos para a prova durante distanciamento social


São Paulo, setembro de 2020 - A paralisação das atividades presenciais nas escolas do país trouxe dificuldades para estudantes de escolas públicas e privadas, especialmente para os 5,8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que devem realizar a prova adiada para janeiro de 2021. Para ajudar na preparação dos candidatos, o SAS Plataforma de Educação atualiza com os dados de 2019 o Raio X do ENEM, pesquisa que aponta os assuntos que mais caíram nos últimos 11 anos exame, em todas as áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas.

O Raio X do Enem apresenta uma amplo levantamento e avaliação realizado pelos professores do SAS Plataforma de Educação sobre os temas abordados em todas as provas entre 2009 e 2019. A cartilha traz esses temas separados pelas áreas de conhecimento - Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática - e divididos entre as 11 disciplinas, organizados em um ranking que traz o número de aparições em provas e os respectivos percentuais de cada assunto.

 

Em Matemática, por exemplo, o assunto mais exigido é “Geometria”, com 23,5%, seguido por “Escalas, razão e proporção” (13%) e “Aritmética” (12,4%). Em Física, “Mêcanica” é o tema principal, com 31,4%, com “Eletricidade e Energia” (24,8%) e “Ondulatória” (19%) na sequência. Já em Português, as matérias mais frequentes são “Leitura e interpretação de textos” (31,5%), “Estrutura textual e análise de discurso” (19%) e “Leituras e artes” (12,1%).

 

“Essas informações proporcionam ao estudante uma visão geral de todo o conteúdo exigido para a criação de um roteiro de estudos mais eficiente, especialmente nesse momento em que os alunos estão aflitos com o distanciamento da escola e precisam estudar por conta própria”, afirma Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. “O Raio-X do Enem é um conteúdo de alta qualidade e atualizado por especialistas do SAS que estudantes de escolas particulares e públicas podem ter acesso de forma gratuita”, completa.

 

O Raio X do Enem está disponível para download neste link. Nas próximas semanas, o SAS promete atualizar o portal que traz conteúdos adicionais também gratuitos, como dicas de leituras, filmes e séries, técnicas de redação e download dos cadernos de questões das provas anteriores para cada disciplina.


Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 860 escolas em todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas