Pular para o conteúdo principal

Saúde - Câncer de ovário é responsável por 140 mil óbitos por ano


O mês de setembro também é mês de conscientização e combate ao câncer de ovário. Apesar de ser um câncer que diagnosticado previamente, seja facilmente tratado, anualmente é detectado em 250 mil mulheres em todo o mundo. É responsável ainda por 140 mil óbitos por ano, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde - OMS. 


Ao contrário de outros cânceres, os países desenvolvidos e em desenvolvimento são igualmente afetados pela doença. Segundo a ginecologista e sócia da clínica Femme Vie Mayna Moura, o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do câncer de colo do útero. Acomete especialmente as mulheres idosas, obesas, que tiveram menarca (primeira menstruação) precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 52 anos), com histórico familiar positivo cânceres de ovário, colorretal e de mama ou que possuem mutações em genes (como BRCA1 e BRCA2, que elevam risco de câncer de mama e de ovário).


É importante ter conhecimento dos sintomas, bem como dos fatores de risco e dos antecedentes familiares, tanto do lado materno quanto paterno. “Os sintomas são bastante inespecíficos, principalmente no início da doença. A mulher apresenta, por exemplo, dor e edema na região abdominal e pélvica, fadiga, indigestão e perda de apetite e de peso. É importante que o câncer seja detectado o mais rapidamente possível, para isso a visita periódica ao ginecologista deve ser realizada pelas mulheres e ao menor sintoma deve ser procurada a ajuda médica”, afirma Mayna. 


Através do exame físico e da solicitação de exames complementares (laboratoriais e de imagem), o diagnóstico desse câncer será realizado, bem como o estágio da doença. A partir daí deve ser planejado o tratamento, que vai desde cirurgia à complementação com quimioterapia. “O estágio, a idade, o tipo histológico do tumor e as condições da paciente é que vão determinar qual o tratamento mais adequado. A detecção precoce é a chave para um tratamento de sucesso e a cura”, reforça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas