Pular para o conteúdo principal

Anatel destaca o crescimento de operadoras regionais

 

De acordo com a Agência, as prestadoras de pequeno porte foram as que mais cresceram durante a pandemia

 

 

No dia 21 de setembro de 2020, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a 4ª edição do Conecta Brasil que, por conta da pandemia do novo coronavírus, aconteceu pela primeira vez em um ambiente totalmente virtual. No evento, além de discutir os vários efeitos da pandemia no setor de telecomunicações, também abordou a rápida expansão das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), principalmente no serviço de internet banda larga.

 

De acordo com os dados apresentados no terceiro e último painel do Conecta Brasil, os pequenos provedores cresceram cerca de 25% durante a pandemia, enquanto as consideradas grandes operadoras, tiveram um crescimento tímido de 12%. O crescimento expressivo de pequenos e médios provedores de internet banda larga já não é uma mera novidade. No ano de 2019, as PPPs foram responsáveis por 90% de toda a expansão da rede banda larga no país, somando 1,6 milhão de assinantes em todo o Brasil.

 

O setor também teve um crescimento de 34,5% de 2018 para 2019. Para a Anatel, as PPPs são um grupo de provedoras de banda larga importantíssimo para que um maior número de pessoas ao redor do país tenha acesso à internet, pois elas atuam em áreas que as grandes operadoras não chegam, o que traz maior inclusão digital e aumenta a competição dentro do setor de banda larga fixa.

 

O Melhor Escolha, site especializado em comparar planos de internet banda larga, aponta que a tendência é que os provedores regionais tenham cada vez mais força e espaço no mercado nacional. De acordo com um analista do site, desde 2015, ano em que a Anatel começou a realizar a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida e divulgar um ranking com as notas das principais operadoras, as primeiras colocações são ocupadas por representantes das PPPs, como a Brisanet, Algar Telecom, Unifique e Copel, por exemplo. Para conhecer mais sobre essas pequenas operadoras, como a Vero Internet e Sumicity, e saber em quais locais elas estão disponíveis, acesse o site do Melhor Escolha e confira mais informações sobre cada uma delas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas