Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros e Ciopaer da SSPDS atuam em combate a incêndio no Parque do Cocó

 

Uma união de forças foi necessária para conter um incêndio, registrado nessa segunda-feira (5), no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em solo, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi utilizada. Por meio do imageador infravermelho acoplado na Fênix 02, os profissionais de segurança conseguiram visualizar os locais onde ainda havia focos de incêndios.

O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 17h30min de ontem. O fogo atingiu uma área situada na altura do bairro Edson Queiroz e se estendia no sentido à região que compreende a Praia do Futuro, na Capital. Foram empregadas guarnições do quartel da 2ª Companhia de Bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado no bairro Mucuripe, com o reforço operacional do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

“Na ocasião, a guarnição por terra chegou ao foco que estava a aproximadamente 500 metros da via e fez o combate. Nós sobrevoamos para verificar se havia outros pontos com fogo, mas visualmente não foi possível identificar. Conseguimos ver por meio do infravermelho da aeronave da Ciopaer”, explica o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jectan de Oliveira, que embarcou na Fênix 02 para orientar os bombeiros militares em terra.

O capitão PMCE Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer, explicou sobre a contribuição do equipamento para o êxito da ação. “O Flir, imageador infravermelho, permite localizar pontos de calor no terreno. Na Fênix 02 estava embarcado o tenente coronel BM Jectan, que transmitiu para as equipes em solo a localização com precisão dos focos de incêndio, permitindo uso de recursos humanos e materiais mais eficientes”, disse.

O CBMCE utilizou a viatura Auto Incêndio Florestal 01 (AIF 01) dotada do kit para combate a incêndios dessa natureza, que têm como principal função chegar a lugares de difícil acesso onde as viaturas robustas e pesadas não podem alcançar. As chamas foram debeladas por volta de 21 horas. O Parque Estadual do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :