Pular para o conteúdo principal

Cresce área classificada em seca fraca no Ceará, segundo dados do Monitor de Secas da Funceme

 

O mapa mais recente do Monitor de Secas indica que a área classificada com seca fraca passou de 40,29% para 62,32%. A porção atingida está localizada predominantemente no centro-sul do estado.

Conforme a ferramenta, que é coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) desde 2017 com o apoio da Funceme e ainda desenvolvida com diversas instituições estaduais e federais, o aumento da transpiração do solo e dos vegetais em consequência das altas temperaturas observadas em grande parte da região Nordeste em setembro, assim como a tradicional escassez de chuvas, provocou piora em alguns indicadores.

Especificamente no Ceará, o mês de agosto – que serve de referência para composição do mapa mais recente – apresentou acumulado médio de apenas 0,6 milímetros. A média história, porém, também é baixa: 4,9 mm, conforme dados da Funceme.

Diante do atual cenário, observa-se que a porção central do estado apresenta, conforme o Monitor de Secas, impactos de curto e longo prazos, o que significa que há possibilidade de déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

No mesmo período do ano passado, a situação era pior, pois o Ceará tinha 70,38% do seu território variando entre seca fraca e moderada, sendo que este último nível não é observado atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas