Características do Verão O verão no Hemisfério Sul inicia-se no dia 21 de dezembro de 2025 às 12h03 (horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2026. É um período caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com volumes superiores a 400 mm, com exceção dos menores volumes de chuva registrados no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm (Figura 1a). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto...
Cerca de 10 municípios registraram chuva no intervalo entre as 7h deste domingo e as 7h desta segunda-feira (20), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As precipitações passageiras atingiram, principalmente o Litoral de Fortaleza e o Maciço de Baturité. Este cenário já havia sido indicado pela Funceme anteriormente. Os principais acumulados foram em Palmácia (6,6 mm), Redenção (3,4 mm), Maracanaú (3 mm) e Maranguape (3,4 mm).
Os registros estão associados a áreas de instabilidade de instabilidade que se formaram próximo à costa do Estado.
Previsão
Para esta terça-feira (20), as mesmas macrorregiões seguirão com condições de chuvas variando entre fraca e moderada e de caráter passageiro.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.