A ação é também a primeira captação múltipla de órgãos de 2026 A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizou uma missão inédita: a primeira captação de pulmões fora da capital cearense, no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do estado. O procedimento, que integra a primeira captação múltipla de órgãos de 2026 e representa um grande avanço na descentralização da alta complexidade em saúde, foi realizado nessa terça-feira (20). A Ciopaer realizou o transporte aéreo de três equipes de transplante de órgãos que partiram de Fortaleza com destino ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, onde foram captados dois rins e dois pulmões do doador. Para a operação, foram empregadas duas aeronaves, Fênix 04, um EC135 P2+ e Fênix 07, um EC145 C2, esta...
Cerca de 10 municípios registraram chuva no intervalo entre as 7h deste domingo e as 7h desta segunda-feira (20), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As precipitações passageiras atingiram, principalmente o Litoral de Fortaleza e o Maciço de Baturité. Este cenário já havia sido indicado pela Funceme anteriormente. Os principais acumulados foram em Palmácia (6,6 mm), Redenção (3,4 mm), Maracanaú (3 mm) e Maranguape (3,4 mm).
Os registros estão associados a áreas de instabilidade de instabilidade que se formaram próximo à costa do Estado.
Previsão
Para esta terça-feira (20), as mesmas macrorregiões seguirão com condições de chuvas variando entre fraca e moderada e de caráter passageiro.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.