Pular para o conteúdo principal

Professora da Faculdade de Medicina da UFC é diplomada como membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências

  Escrito por UFC Informa A professora Deysi Viviana Tenazoa Wong, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC), passou a integrar o quadro de  membros afiliados da Regional Nordeste e Espírito Santo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2025-2029 . A cerimônia de diplomação ocorreu na semana passada, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A professora Deysi Wong (ao centro, de calça laranja) e outros quatro cientistas foram diplomados como membros afiliados da Regional Nordeste e Espírito Santo da Academia Brasileira de Ciências (Foto: ABC) Deysi Wong  é professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Famed-UFC e pesquisadora do Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (Lafica) no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional e docente permanente dos programas de pós-graduação em Farmacologia e Pat...

MPCE requisita que Prefeitura de Fortaleza apresente minuta de lei sobre plano de caminhabilidade

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vai requisitar à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), no prazo de cinco dias, uma minuta da lei sobre o plano de caminhabilidade e do decreto regulamentador das normas aplicáveis às calçadas. Esse foi um dos resultados da audiência pública online sobre a acessibilidade nas calçadas e passeios públicos de Fortaleza. O evento aconteceu nessa quinta-feira (01/10) e o MPCE esteve representado pelos promotores de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, Marcus Vinicius de Oliveira Nascimento, Edna Lopes Costa da Matta e Ann Celly Sampaio Cavalcante.

Entre os encaminhamentos, o MPCE também vai requerer à Seuma e à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) um relatório amplo acerca do que foi feito em relação à acessibilidade das calçadas, como a questão evoluiu com o tempo e as ações a serem realizadas até o final da gestão municipal. Ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), serão solicitadas informações sobre o que foi planejado e efetuado para promover a acessibilidade.

Além disso, o Ministério Público vai enviar ofício para a Coordenação do Projeto de Acessibilidade do Distrito de Inovação e Saúde a fim de estabelecer uma colaboração entre os órgãos. Outro ofício será encaminhado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) para saber como o MPCE pode auxiliar na acessibilidade das calçadas no caso de obras em andamento. Para isso, será designada nova audiência com engenheiros, arquitetos, bem como representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e de Urbanismo (Seinf), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) e outros atores.

Com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o evento contou com a participação de servidores e estagiários do MPCE e de representantes da Seuma, da Seinf, do Iplanfor, da Agefis, do CAU/CE, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, da Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência de Fortaleza, dos Conselhos Municipal e Estadual de Diretos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Universidade Federal do Ceará.

Confira a audiência na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.