Pular para o conteúdo principal

*OAB-CE decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do jurista e advogado Paulo Bonavides*

 





A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) e a Escola Superior da Advocacia do Ceará (ESA-CE) lamentam profundamente o falecimento do advogado, inscrito na OAB Ceará sob o nº 622, e Medalha Rui Barbosa, Paulo Bonavides, aos 95 anos.


Nascido em 10 de maio de 1925, Paulo Bonavides é considerado um dos maiores constitucionalistas do mundo, sendo também um jurista, cientista político brasileiro, jornalista, membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupou a cadeira de número 17, tendo por patrono Joaquim Catunda. Também foi professor emérito da Universidade Federal do Ceará reconhecido nacional e internacionalmente. 


O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, através de portaria nº 130/2020, decretou luto oficial por três dias, determinando que as bandeiras da Sede da Seccional e das Subseções de todo Estado permaneçam hasteadas a meio mastro durante esse período. Em razão do legado e dos relevantes serviços prestados à classe dos advogados e a toda a sociedade, buscando a preservação de sua memória, também ficou decidido nomear a Sede da Escola Superior da Advocacia da OAB Ceará, Sede Paulo Bonavides. Além disso, determinou a adoção, para o advogado falecido, do protocolo de exéquias reservado aos ex-presidentes da instituição.


Dantas comenta que Paulo Bonavides será um eterno professor e deixa um legado gigantesco. “A perda do professor Paulo Bonavides, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é sentida também por todos os que fazem parte OAB Ceará e da ESA Ceará. Ele foi um intelectual, defensor da democracia e visionário no âmbito do Direito, consagrando-se como um dos maiores constitucionalistas da história do nosso país. Teve seus trabalhos como objeto de estudo no mundo inteiro e foi agraciado com a Medalha Rui Barbosa, a maior premiação ofertada pela OAB Nacional. Eu estive com o professor Paulo Bonavides no ano passado, participando de um evento na Universidade Federal do Ceará. Apesar da idade, muito lúcido, muito inteligente, sempre com uma ânsia por aprender cada vez mais e passar seus conhecimentos a tantos e tantos alunos. O professor Paulo Bonavides fará muita falta não apenas aos cearenses, mas os que estudam Direito no mundo inteiro", finalizou o presidente da OAB-CE. 


O conselheiro federal da OAB pela OAB Ceará, Hélio Leitão, que também é Membro do IAB e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, lamentou a morte do professor Paulo Bonavides. "Ele foi, sem dúvida e sem favor, um dos juristas mais importantes do país. Sua produção intelectual transcendeu, em muito, as fronteiras do Estado, ganhando reconhecimento nacional e internacional. Professor de gerações de operadores do direito, suas reflexões teóricas no campo da Ciência Política, da Teoria do Estado e do Direito Constitucional, enfeixadas em inúmeras obras de referência, contribuíram e continuam a contribuir para o aprimoramento das instituições jurídico-políticas nacionais e a servir de balizas para a atuação dos que se devotam à causa da Justiça e defesa dos postulados democráticos", afirmou.


Para o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio, não é só o Direito que está de luto. "O Professor Paulo Bonavides era um exímio Cientista Político. Todos os seus escritos e os profundos ensinamentos inspiraram várias gerações, em várias dimensões, ao redor do mundo. Sua destreza e sensibilidade jurídica, aliadas ao encorajamento democrático, revelam o caráter do homem, jurista e professor que sempre estará em nossa memória e nos nossos corações, hoje entristecidos", lembrou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas