Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza intensifica combate ao câncer de mama durante Outubro Rosa

 

 

As atividades são focadas na prevenção e detecção precoce do câncer de mama

 

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quinta-feira (01/10), as atividades em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização à prevenção e combate ao câncer de mama. Durante este período, os postos de saúde realizarão ações educativas e de prevenção.

 

Serão realizadas atividades de planejamento familiar, coleta citopatológica, palestras, orientação nutricional, prevenção ginecológica, educação em saúde, exame de mama, solicitação de mamografias, entre outros serviços para a população nas Unidades de Atenção Primária à Saúde em todas as regionais da cidade.

 

“As atividades serão focadas tanto na prevenção primária quanto na detecção precoce”, afirma Paulo Vasques, assessor técnico da Célula de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A detecção precoce da doença se dá, basicamente, pelo exame de toque, que pode ser realizado pela própria mulher, mas que deve ser realizado anualmente por um médico em pacientes a partir dos 40 anos.

 

Na rede municipal de saúde, os 116 postos de saúde são a porta de entrada para consultas com profissionais que podem realizar um exame de mama. Quando necessário, é feito um encaminhamento através da Central de Regulação para agendamento de uma mamografia em uma das 11 prestadoras da rede.

 

Com o objetivo de modificar os números da detecção precoce do câncer de mama, facilitada pelo acesso a mamografia e biópsias, aliada ao tratamento adequado da doença, a SMS vem ampliando a oferta de exames, através da Policlínica do Passaré (Regional IV), inaugurada em setembro, e em breve na Policlínica do Bonsucesso, que tem previsão de entrega para outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas