Pular para o conteúdo principal

AMC reforça operação de trânsito para jogos na Arena Castelão Cerca de 30 agentes e orientadores atuarão no entorno da praça esportiva Compartilhe: Neste final de semana, a Arena Castelão será palco de dois grandes confrontos pelo Campeonato Brasileiro: Ceará x Cruzeiro, às 21h deste sábado (29/11), e Fortaleza x Atlético Mineiro, às 18h30 de domingo (30/11). Para garantir que os torcedores tenham um deslocamento seguro, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego, intensificando o monitoramento e reforçando a segurança nas principais vias que dão acesso ao estádio. Durante cada dia de evento, cerca de 30 agentes e orientadores atuarão no entorno da praça esportiva. O efetivo será distribuído pelas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, além da rotatória em frente ao Castelão, com a missão de disciplinar o fluxo de veículos bem como orientar condutores e pedestres. Como parte da operação, que começa quatro horas antes de cada partida, cones serão posicionados para reduzir a velocidade em trechos com maior circulação de pessoas. Estão previstos ainda ajustes dinâmicos nos tempos semafórico a fim de permitir maior fluidez no entorno. Para facilitar a saída do público, o canteiro central da Avenida Paulino Rocha será temporariamente liberado próximo ao portão de desembarque do estacionamento da Arena, agilizando o escoamento em direção a bairros como Aldeota, Cidade dos Funcionários e Messejana. Em situações de ocorrências ou irregularidades no trânsito, a população pode acionar a AMC pelo número 190, da Ciops.

  AMC reforça operação de trânsito para jogos na Arena Castelão Cerca de 30 agentes e orientadores atuarão no entorno da praça esportiva Compartilhe: Neste final de semana, a Arena Castelão será palco de dois grandes confrontos pelo Campeonato Brasileiro: Ceará x Cruzeiro, às 21h deste sábado (29/11), e Fortaleza x Atlético Mineiro, às 18h30 de domingo (30/11). Para garantir que os torcedores tenham um deslocamento seguro, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego, intensificando o monitoramento e reforçando a segurança nas principais vias que dão acesso ao estádio. Durante cada dia de evento, cerca de 30 agentes e orientadores atuarão no entorno da praça esportiva. O efetivo será distribuído pelas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, além da rotatória em frente ao Castelão, com a missão de disciplinar o fluxo de veículos bem como orientar condutores e pedestres. Como parte da operação, que começa quatro horas ant...

Ação do MPCE requer anulação de termos de parcelamento de contribuição patronal e de segurados da Previdência Pública de Caririaçu

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça da Comarca de Caririaçu, Rafael Couto Vieira, ajuizou, no dia 2, uma Ação Civil Pública (ACP) em face do município de Caririaçu e Regime Próprio de Previdência Social do Município de Caririaçu (PREVCAR), no qual se pleiteia a anulação de termos de parcelamento de contribuição patronal e de segurados, diante de desrespeito ao equilíbrio atuarial, previsto no artigo 40 da Constituição Federal, Artigo 69 da Lei de Responsabilidade Fiscal e regras específicas previstas no artigo 5º da Portaria n° 402, de 10 de dezembro de 2008, do Ministério da Previdência Social. 

Não se olvida a possibilidade de celebração de termos de acordo de parcelamento de débitos previdenciários, os quais devem ser excepcionais e observar o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio da Previdência Social. Nesse contexto, revela-se imprescindível o relato do histórico da Previdência Pública de Caririaçu para apontar que os parcelamentos supramencionados não asseguram o equilíbrio financeiro e atuarial – muito pelo contrário. 

O Município instituiu o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Caririaçu por meio da Lei nº 561, de 12 de junho de 2013, possuindo sete anos de funcionamento. De forma resumida uma previdência se sustenta sobre contribuições dos segurados (descontadas dos salários) e contribuição do empregador (no caso o município de Caririaçu). Com a adoção de regime próprio municipal, o município de Caririaçu teve uma grande economia com a previdência patronal, pois a alíquota desta contribuição foi reduzida de 21% para 13,2%. 

Mesmo diante desta grande economia, o município de Caririaçu realizou inúmeros e desproporcionais parcelamos de débitos, 17 ao total. Destes 2 foram realizados pela gestão do ex-prefeito João Marcos Pereira (2013-2016) e 15 realizados pela gestão do atual prefeito José Edmilson Leite Barbosa. Os valores objeto de parcelamento ou reparcelamento totalizam R$ 17.900.996,08. 

Fato que chama a atenção do Ministério Público está na circunstância do déficit atuarial ter sido ignorado, e aparentemente maquiado. Conclusão extraída da análise do Demonstrativo de Resultados de Avaliação Atuarial, de 21/10/2020, disponível no site do (https://cadprev.previdencia.gov.br). Este relatório prevê simultaneamente que há um superávit atuarial de R$ 23.529,368,58 e que será necessário contribuição suplementar patronal de 63,28% até o ano de 2047. Obviamente se houvesse superávit não seria necessário contribuição suplementar para déficit. 

Para o promotor de Justiça Rafael Couto Vieira a conduta de postergar o pagamento de contribuições deve ser alvo de receio, para se ter ideia, se a atual gestão já parcela os débitos previdenciários, o que dizer dos próximos gestores, que além de quitarem os parcelamentos, deverão pagar contribuição patronais bem maiores. O futuro dos segurados e pensionistas está em risco – pois simplesmente não haverá dinheiro para os pagamentos. 

Não é novidade que o repasse integral das contribuições previdenciárias é fundamental para o equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios da Previdência social e sua inadimplência pode resultar em Parcelamento dos Débitos Previdenciários. Não se pode desprezar que a inadimplência das contribuições previdenciárias representou uma das causas da elevação do déficit atuarial em Caririaçu. Ocorre que se não houver equilíbrio atuarial, inviabilizar-se-á o funcionamento do Regime Próprio da Previdência Social e quem pagará a conta é a sociedade. Nesse sentido, cite-se o artigo 10 da Lei Federal nº 9.717/98. Em situação semelhante se vê como pertinente caso necessário até o bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios. 

“Caso não haja limites aos reparcelamentos os gestores sempre se sentirão no direito de reparcelarem os débitos transferindo a maior parte da responsabilidade de pagamento dos débitos para as próximas gestões, isto não pode ocorrer”, frisa o promotor de Justiça Rafael Couto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.