Cordel da Prevenção Novembro Azul do Sesc Crato traz informação com arte e linguagem poética popular
Em formato digital, o novo exemplar mostra a criatividade de artistas da Academia dos Cordelistas do Crato, além de xilografia.
A unidade Sesc Crato, através da Atividade Educação em Saúde, juntamente do Programa Cultura, em parceria com a Academia dos Cordelistas do Crato, lança o Cordel da Prevenção: Novembro Azul. Repetindo o sucesso do exemplar do cordel sobre a campanha de prevenção do câncer de mama, o novo exemplar traz informações sobre a campanha mundial Novembro Azul, levando para a população arte e linguagem poética e popular – literatura de cordel – com a necessidade do autocuidado e da prevenção, em especial dos homens, com o câncer de próstata.
Também em formato de ebook, a nova edição conta com a criatividade dos autores Pedro Ernesto Morais e Adalberto Amorim, além da xilogravura de Carlos Henrique Soares. “O novo cordel visa atuar sistematicamente nas temáticas e demandas da sociedade por meio de ações conjuntas e integrativas com os demais programas e instituições, utilizando todos os recursos locais com ênfase no princípio da educação popular em saúde”, informa o técnico da unidade cratense, Warley Marques.
O Sesc, braço social do sistema Fecomércio, é reconhecido nacionalmente por sua atuação junto à população buscando promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e na promoção de saúde. “Nesta perspectiva, o Programa Saúde, através da atividade Educação em Saúde do Sesc busca debater, conscientizar, promover saúde e prevenir doenças, uma vez que entende a saúde como um processo complexo que perpassa aspectos físicos, sociais, psíquicos e não somente a ausência de doenças como nos lembra a Organização Mundial da Saúde – OMS”, destaca Warley.
Três vertentes são prioritárias no programa: promoção da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas; prevenção de doenças e agravos a saúde; controle social da saúde que consiste na instrumentalização e participação ativa da sociedade com vista à construção de uma gestão participativa de ações sociais. É a partir dessa visão global, que tenta dar conta de vários aspectos da vida humana, que nasce o Cordel, fomentando o debate sobre o cuidado com a saúde, aliando a arte popular da poesia em cordel.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.