Pular para o conteúdo principal

Cordel da Prevenção Novembro Azul do Sesc Crato traz informação com arte e linguagem poética popular

 

Em formato digital, o novo exemplar mostra a criatividade de artistas da Academia dos Cordelistas do Crato, além de xilografia.  

A unidade Sesc Crato, através da Atividade Educação em Saúde, juntamente do Programa Cultura, em parceria com a Academia dos Cordelistas do Crato, lança o Cordel da Prevenção: Novembro Azul. Repetindo o sucesso do exemplar do cordel sobre a campanha de prevenção do câncer de mama, o novo exemplar traz informações sobre a campanha mundial Novembro Azul, levando para a população arte e linguagem poética e popular – literatura de cordel – com a necessidade do autocuidado e da prevenção, em especial dos homens, com o câncer de próstata.  

Também em formato de ebook, a nova edição conta com a criatividade dos autores Pedro Ernesto Morais e Adalberto Amorim, além da xilogravura de Carlos Henrique Soares. “O novo cordel visa atuar sistematicamente nas temáticas e demandas da sociedade por meio de ações conjuntas e integrativas com os demais programas e instituições, utilizando todos os recursos locais com ênfase no princípio da educação popular em saúde”, informa o técnico da unidade cratense, Warley Marques.  

O Sesc, braço social do sistema Fecomércio, é reconhecido nacionalmente por sua atuação junto à população buscando promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e na promoção de saúde. “Nesta perspectiva, o Programa Saúde, através da atividade Educação em Saúde do Sesc busca debater, conscientizar, promover saúde e prevenir doenças, uma vez que entende a saúde como um processo complexo que perpassa aspectos físicos, sociais, psíquicos e não somente a ausência de doenças como nos lembra a Organização Mundial da Saúde – OMS”, destaca Warley.  

Três vertentes são prioritárias no programa: promoção da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas; prevenção de doenças e agravos a saúde; controle social da saúde que consiste na instrumentalização e participação ativa da sociedade com vista à construção de uma gestão participativa de ações sociais. É a partir dessa visão global, que tenta dar conta de vários aspectos da vida humana, que nasce o Cordel, fomentando o debate sobre o cuidado com a saúde, aliando a arte popular da poesia em cordel.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :