Pular para o conteúdo principal

Eleitores de Fortaleza e Caucaia voltarão às urnas no próximo domingo

 Após a votação no 1º turno das Eleições Municipais no Estado do Ceará, eleitores de Fortaleza e Caucaia voltarão às urnas no próximo domingo, 29/11 para o 2º turno. O horário de votação permanecerá das 7 horas às 17 horas, como forma de evitar aglomerações, com o período de 7 horas às 10 horas preferencialmente destinado às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco.

Serão 1.821.382 eleitores de Fortaleza que votarão nas 4.573 seções distribuídas em 640 locais de votação. Já em Caucaia, 222.128 eleitores irão registrar seu voto em 590 seções, nos 123 locais de votação. No dia da votação, serão utilizadas, nos dois municípios, 5.761 urnas eletrônicas. Desse total, 598 serão urnas reservas.

Consulte o local de votação AQUI.

No segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), contará com 20.652 mesários. Em Fortaleza, serão 18.292 e, em Caucaia, 2.360 mesários atuarão nas Eleições 2020.

Ausência no 1º turno

O eleitor que não compareceu ao primeiro turno da Eleição 2020, ocorrido no último domingo, dia 15/11, poderá votar no segundo turno, 29/11, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição independente e o não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.

Protocolos sanitários

O TRE-CE manterá todos os protocolos sanitários aplicados no primeiro turno, como o uso da máscara e do álcool em gel, a utilização das próprias canetas do eleitor, além do distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas.

Biometria

No segundo turno, também não haverá a identificação biométrica no dia da votação. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria.

Disque Eleitor

O Disque Eleitor está com atendimento ampliado de segunda a sexta, das 7h às 19h. Na véspera da eleição (sábado), o serviço funcionará de 7h as 19h e, no dia da eleição (domingo), o atendimento será das 7h às 17h. A medida visa a atender o aumento da demanda dos eleitores para esclarecimento de dúvidas sobre as eleições e o cadastro eleitoral.

O atendimento é voltado para todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.

Justificativa por ausência às urnas

O eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve justificar sua ausência, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas AppStore e PlayStore. Já o formulário RJE pode ser obtido gratuitamente na página do Tribunal Superior Eleitoral.

Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia do pleito, o eleitor pode ainda, em até 60 dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica na internet. Como alternativa, o cidadão também pode imprimir e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Para mais informações sobre as justificativas, acesse o link (https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral).

Resultados

Os resultados das Eleições Municipais de 2020 podem ser acessados através das plataformas DivWeb (mais completa) e Resultados, do site do TRE-CE ou dos aplicativos móveis.

Acesso via site do TRE-CE 

Resultados do Ceará - inclui votação por seção e por bairro (publicado em 26/11/2020).

Obs.: Devido a restrições de acesso ao banco de dados da totalização, estabelecidas pelo TSE como medida de segurança da informação, os resultados das eleições municipais 2020 não serão disponibilizados nesta página com a mesma celeridade de pleitos anteriores.

Tão logo seja possível, os relatórios serão apresentados nos mesmos moldes de eleições passadas. 

Acesso via site do TSE 

Acesse o DivWeb.

Acesse a plataforma Resultados.

Dispositivos móveis

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel, bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store.

Baixe o app Resultados (iOS e Android).
Baixe o app Boletim na mão (iOS e Android).

 

Com informações da Coordenadoria de Eleições e da Coordenadoria de Atendimento ao Eleitor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :