Pular para o conteúdo principal

MPCE ajuíza ação contra secretário da Saúde de Graça e seu tio por atos de improbidade administrativa

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Graça, ajuizou, nessa quarta-feira (25/11), Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do secretário da Saúde do Município, Walleson Maragone, e seu tio, José Ueldo de Azevedo, por atos de improbidade administrativa. Segundo o MPCE, o gestor da Saúde da cidade contratou a empresa de seu tio, cujo nome fantasia é Farmácia Graça, para fornecer insumos hospitalares, odontológicos e medicamentos à Pasta da Saúde, o que é contrário ao que determina a Lei Orgânica do Município, que proíbe que prefeito, vice-prefeito e secretários municipais contratem empresas de parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau.

Conforme a Promotoria de Justiça de Graça, em 2020, o secretário Walleson Maragone licitou, através do processo na modalidade pregão nº 2603.01/2019SRP, com a empresa de seu tio para aquisição de insumos hospitalares, de acordo com consulta no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE). A empresa, que também já forneceu os materiais hospitalares a Prefeitura de Graça em 2017, 2018 e 2019, recebeu da cidade pagamentos que totalizam R$ 4.357.238,09.

Na ACP, o MPCE destaca que, comprovado o parentesco entre o secretário da Saúde e o dono da empresa contratada pela Pasta, ambos praticaram atos que configuram improbidade administrativa, já que causaram danos ao erário e violaram os princípios da administração pública, além de ter ocorrido enriquecimento ilícito, visto que o tio do secretário auferiu lucros milionários a partir dos valores repassados à Farmácia Graça.

“Ao agir dessa maneira, o gestor da Secretaria de Saúde deste município violou princípios constitucionais expressos, tais como a moralidade, isonomia, supremacia do interesse público quando camuflou procedimentos licitatórios, para alcançar fins diversos do interesse da coletividade, beneficiando a si ou parentes”, reforça, na Ação, o promotor de Justiça Oigrésio Mores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.