Pular para o conteúdo principal

Universidade Federal do Cariri inicia geração solar de energia

 A Universidade Federal do Cariri (UFCA) começou, recentemente, a gerar energia a partir de sua usina solar fotovoltaica de 222,6 kWp. A usina, composta por um total de 636 módulos fotovoltaicos, está instalada no campus Juazeiro do Norte.


A instalação dos 636 módulos da usina solar nos prédios do campus ocorreu de 31 de agosto a 9 de outubro de 2020. Em seguida, foram realizados os trâmites necessários junto à companhia de rede elétrica local, e a geração de energia começou no dia 30 de outubro.


A geração solar fotovoltaica totaliza 222,6 kWp. De acordo com o chefe da Divisão de Eficiência Energética da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), engenheiro André Wagner de Barros Silva, baseando-se no histórico de consumo de antes da pandemia, a previsão é de que essa potência atenda entre 20% a 30% do consumo mensal de energia do campus Juazeiro do Norte. Neste período de pandemia, em que as atividades presenciais estão suspensas, está havendo uma economia de energia de 50%.


O investimento total na usina foi de R$ 1.025.682,84 e o tempo de retorno estimado, segundo a Dinfra, é de 5 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas