Cientistas da Universidade Federal do Ceará combinaram conhecimentos em medicina, matemática e inteligência artificial para desenvolver um algoritmo capaz de identificar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo, a retinopatia diabética. Segundo os pesquisadores, a inovação é promissora e abre caminho para uma nova geração de ferramentas diagnósticas mais precisas e com menor custo. Os pesquisadores projetam que o cenário mais imediato de aplicação é o rastreamento em grande escala de pacientes com diabetes em Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC) O sistema faz a detecção de pequenas lesões vasculares, chamadas de microaneurismas, na retina do olho do paciente. Elas são o primeiro sinal clínico da retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que causa danos aos vasos sanguíneos da retina. Concebida por pesquisadores da Faculdade de Medicina (Famed/UFC), a pesquisa traz como grande diferencial o uso do chamado Diagrama de Voronoi, uma ferramenta ma...
#Governo Do Ceará #Resgate De Animal (Porco Espinho)
Na tarde deste domingo (13), o Corpo de Bombeiros, através da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros foi solicitado para resgatar um porco-espinho na cidade de Frecheirinha, distante aproximadamente 56 km de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).
O animal estava em uma residência no Centro da Cidade de Frecheirinha. Por volta das 14h, a Guarnição composta pelo ST Nogueira, SD Feitosa e SD Wilke, na viatura CDC 001, resgatou o animal e o conduziu até o Parque Nacional de Ubajara, uma APA – Área de Proteção Ambiental, onde foi devolvido à natureza.
Vidas alheias e riquezas salvar!



Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.