Pular para o conteúdo principal

Hugo Vasconcelos Xerez é nomeado novo secretário-executivo do Decon

 Para fortalecer e assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores nas relações consumeristas, o promotor de Justiça titular da 169ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Hugo Vasconcelos Xerez, foi nomeado novo secretário-executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A nomeação do membro foi publicada no dia 01 de dezembro, no Diário Oficial do MPCE.  

De acordo com Hugo Vasconcelos Xerez, a expectativa é que a nova gestão do Decon permaneça prestando serviço de excelência na defesa do consumidor. “Mesmo diante das especificidades que vivemos em razão da pandemia, vamos manter a tradição de excelência do trabalho que o Decon protagoniza. Contamos com a participação da população informando ao órgão fatos que possam justificar a nossa atuação. Temos ciência de que apenas por intermédio de uma ação integrada entre o poder público e a sociedade civil é que seremos capazes de apresentar respostas satisfatórias às dificuldades”, ressalta. 

O promotor de Justiça afirma que as primeiras iniciativas da gestão estarão voltadas à ampliação do diálogo e da parceria com os demais órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. “Nosso planejamento também tem se centrado na realização de todas as ações que se fizerem necessárias para consagrar os direitos dos consumidores diante do cenário de pandemia. Novas exigências surgiram para os órgãos de defesa do consumidor e estamos nos preparando para aprimorar nossos serviços”, acrescenta o novo secretário-executivo.   

Hugo Vasconcelos Xerez é doutorando em Direito Constitucional, mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, desde 2002, é promotor de Justiça do MPCE. O membro já foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Poranga, Campos Sales, Tauá, Russas e Juazeiro do Norte. Foi coordenador o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), exerceu o cargo de secretário-geral adjunto e assessor de Políticas Institucionais e também integrou o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). Atualmente é professor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

A promotora de Justiça Liduina Martins, que antecedeu Hugo Vasconcelos Xerez na Secretaria-Executiva do órgão consumerista, assumirá, em breve, a Secretaria do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID) e também será nomeada secretária-geral auxiliar do MPCE. Para ela, estar à frente do Decon durante a pandemia do Novo Coronavírus foi um desafio e, mesmo diante das dificuldades, o órgão permaneceu atuante, a fim de garantir o direito dos consumidores.  

“Durante esse atípico ano de 2020, tive o privilégio e a satisfação de estar à frente da Secretaria Executiva do Decon, num período no qual a defesa dos direitos dos consumidores se revelou um grande desafio e aprendizado inédito, vez que o enfrentamento da pandemia trouxe mudanças extremas e diversas dificuldades para os atores das relações de consumo. No entanto, a urgência e gravidade das demandas dos consumidores, aliadas a garra e ao preparo técnico da equipe do Decon, foram o combustível que manteve sempre acesa a chama do cumprimento do dever. Agradeço ao procurador-geral de Justiça, Dr. Manuel Pinheiro, pela confiança depositada e pelo apoio durante minha passagem pelo Decon. Desejo ao Dr. Hugo Xerez todo sucesso a partir de agora!”, pontua Liduina Martins. 

MPCE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.