Pular para o conteúdo principal

MP Eleitoral investiga abuso de poder político e econômico em Assaré

 Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral do Ceará (Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas), ingressou na última quarta-feira (16/12), duas Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJEs), ambas por abuso de poder político e econômico cumuladas com representações por captação ilícita de sufrágio.

A primeira AIJE foi proposta em desfavor do atual prefeito e candidato à reeleição, Francisco Evanderto, e do candidato à vice-prefeito, Antônio Devanildo Caninana Do Carmo. Segundo investigações, foram realizadas benfeitorias em propriedades privadas de diversas localidades do Município de Assaré, como barreiros, estradas particulares e melhorias em terras para plantios, fora de situação de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. As melhorias foram feitas por meio de veículo terceirizado, contratado pelo município e veículo particular pertencente a familiares de Evanderto e sob suas ordens, no período de campanha eleitoral e em razão do pleito, com nítido intuito promocional e visando obtenção de votos nas eleições municipais de 2020, em benefício dos candidatos a Prefeito e vice-prefeito. As condutas se caracterizam juridicamente como abuso do poder político, abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Na segunda AIJE, proposta em face do candidato a prefeito José Liborio Leite; da candidata à vice-prefeita, Maria Valdeniza da Costa Dias; do candidato a vereador, Antônio Neto, e do Superintendente da SOHIDRA, do Governo do Estado do Ceará, em razão da perfuração de poços em propriedades particulares de Assaré em troca de apoio político dos eleitores beneficiados. Segundo documentos, os poços foram feitos em diversas localidades do Município para fornecimento de água à comunidade local, fora de situação de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, por meio de veículos e maquinário da SOHIDRA. A ação foi ainda realizada no período de campanha eleitoral e em razão do pleito, por intermédio do candidato a vereador Antônio Neto e com nítido intuito promocional e com fim expresso de obtenção de voto nas eleições municipais de 2020 em seu benefício e dos candidatos a Prefeito e vice-prefeito pela Coligação “Pra Cuidar da Nossa Gente”, condutas que se caracterizam juridicamente como abuso do poder político, abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.