Pular para o conteúdo principal

MPCE articula reunião em Penaforte sobre pagamento de vencimentos atrasados de servidores comissionados e temporários exonerados

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Porteiras, articulou, na tarde desta terça-feira (08), reunião na Prefeitura de Penaforte com o prefeito daquele município, Francisco Agábio Sampaio Gondim; o prefeito eleito, Rafael Ferreira Angelo; suas respectivas equipes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Nezinho Pereira, bem como representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Penaforte. O ato decorre de inspeção determinada em inquérito civil instaurado para apurar atraso no pagamento de salários de servidores e eventual abandono do cargo por parte do prefeito da cidade. 

Na oportunidade, o promotor de Justiça André Barroso colheu do atual prefeito o compromisso de, ainda nesta gestão, que termina no próximo dia 31 de dezembro, efetuar o pagamento dos vencimentos atrasados dos servidores efetivos, comissionados e temporários, bem como daqueles que foram exonerados ou que tiveram seus contratos rescindidos, e, ainda, de deixar dinheiro livre em caixa da Prefeitura para que o próximo gestor possa honrar com o pagamento de dívidas empenhadas e já liquidadas, os chamados restos a pagar. 

Foi ainda requisitada uma série de dados à gestão atual, como a relação de todos os pagamentos efetuados a fornecedores nos últimos quatro meses e a relação de todas as contas da Prefeitura com os respectivos extratos do mesmo período. O município dispõe de até o dia 15 de dezembro para apresentá-los. “Constatamos que não houve abandono de cargo, pelo contrário; o gestor e sua equipe permanecem trabalhando cientes de suas responsabilidades para com a população de Penaforte até o fim deste mês”, disse o representante do Ministério Público. 

Ao final da inspeção, o membro do Ministério Público foi recebido por um grupo de vereadores e representantes dos servidores afetados pelo atraso de salários na Câmara Municipal, quando, por sugestão do próprio prefeito de Penaforte, foi formada uma comissão com representantes dos trabalhadores exonerados e com salários atrasados e membros do Poder Legislativo local e do Sindicato dos Servidores Públicos daquele município, com o propósito de compilar os dados de todos os afetados e discutir com o poder público um cronograma exíguo para pagamento dos salários atrasados. O Ministério Público acompanhará as negociações e poderá, ao final, propor a celebração de um compromisso de um termo de ajustamento de conduta. 

Visita à Delegacia Municipal de Penaforte e encontro com tropa da Polícia Militar 

Após o encontro com gestores, vereadores e servidores, o promotor de Justiça respondendo pela comarca vinculada de Penaforte ainda visitou as dependências da Delegacia Municipal de Polícia Civil e conversou com policiais civis e militares sobre os desafios dos trabalhadores da segurança pública na área de fronteira com o Estado de Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :