Pular para o conteúdo principal

MPF aposta na tecnologia para oferecer atendimento em Libras na capital cearense

 Em Fortaleza (CE), a tecnologia virou aliada do Ministério Público Federal (MPF) para garantir o atendimento de cidadãos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na unidade da instituição na capital cearense, a adoção de serviço remoto de tradução por videochamada permitiu que pessoas com deficiência auditiva tivessem acesso mais fácil a serviços públicos sem barreiras na comunicação.

A inovação no atendimento se tornou viável a partir de acordo de cooperação com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), de São Paulo (SP), que passou a ceder de forma gratuita serviço de tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa por videochamadas. Quando uma pessoa surda busca atendimento no MPF, um servidor que trabalha na Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) aciona a AME, através de um aplicativo da própria associação, que disponibiliza intérprete para mediar o diálogo entre o atendente e o cidadão.

José Wellington dos Santos Araújo tem deficiência auditiva e esteve no MPF para buscar informações sobre o andamento de uma representação feita por ele contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O jovem ficou surpreso com o novo atendimento. “Da outra vez que compareci, a comunicação precisou ser feita bem devagar”, relatou fazendo um comparação com a facilidade proporcionada pela tradução remota oferecida agora.

A Libras é o idioma principal das pessoas surdas e nem todos aprendem a Língua Portuguesa. A estudante Mayara Evylen Rodrigues Costa tem apenas 30% de domínio do idioma português e defende a expansão da oferta de tradutores nos órgãos públicos. “É muito difícil o atendimento nas instituições que não possuem esse serviço”, reclama.

Antes do acordo que garantiu a oferta da tradução remota, o MPF já havia oferecido cursos para servidores que atuam em Fortaleza. Fábio Alcântara Sampaio, que trabalha na SAC, participou de treinamento, mas considera que, com o serviço oferecido pela AME, ele conta com apoio de profissional mais especializado para atender aos cidadãos.

O aplicativo utilizado para a videochamada permite interação visual e direta entre os cidadãos que buscam atendimento no MPF em Fortaleza e o intérprete em São Paulo. O que as pessoas surdas comunicam é traduzido para a Língua Portuguesa em áudio que pode ser acompanhado pelo servidor público responsável pelo serviço.

Até o momento, no Ceará, apenas a unidade do Ministério Público Federal em Fortaleza conta com o suporte remoto de tradutores. O serviço está disponível em todo o período de atendimento da SAC, de segunda a sexta, das 9 h às 17 h, mediante agendamento e com adoção de todas as medidas necessárias e recomendadas para a prevenção à covid-19. O convênio firmado com a AME tem validade de um ano, mas poderá ser prorrogado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :