Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

MPF aposta na tecnologia para oferecer atendimento em Libras na capital cearense

 Em Fortaleza (CE), a tecnologia virou aliada do Ministério Público Federal (MPF) para garantir o atendimento de cidadãos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na unidade da instituição na capital cearense, a adoção de serviço remoto de tradução por videochamada permitiu que pessoas com deficiência auditiva tivessem acesso mais fácil a serviços públicos sem barreiras na comunicação.

A inovação no atendimento se tornou viável a partir de acordo de cooperação com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), de São Paulo (SP), que passou a ceder de forma gratuita serviço de tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa por videochamadas. Quando uma pessoa surda busca atendimento no MPF, um servidor que trabalha na Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) aciona a AME, através de um aplicativo da própria associação, que disponibiliza intérprete para mediar o diálogo entre o atendente e o cidadão.

José Wellington dos Santos Araújo tem deficiência auditiva e esteve no MPF para buscar informações sobre o andamento de uma representação feita por ele contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O jovem ficou surpreso com o novo atendimento. “Da outra vez que compareci, a comunicação precisou ser feita bem devagar”, relatou fazendo um comparação com a facilidade proporcionada pela tradução remota oferecida agora.

A Libras é o idioma principal das pessoas surdas e nem todos aprendem a Língua Portuguesa. A estudante Mayara Evylen Rodrigues Costa tem apenas 30% de domínio do idioma português e defende a expansão da oferta de tradutores nos órgãos públicos. “É muito difícil o atendimento nas instituições que não possuem esse serviço”, reclama.

Antes do acordo que garantiu a oferta da tradução remota, o MPF já havia oferecido cursos para servidores que atuam em Fortaleza. Fábio Alcântara Sampaio, que trabalha na SAC, participou de treinamento, mas considera que, com o serviço oferecido pela AME, ele conta com apoio de profissional mais especializado para atender aos cidadãos.

O aplicativo utilizado para a videochamada permite interação visual e direta entre os cidadãos que buscam atendimento no MPF em Fortaleza e o intérprete em São Paulo. O que as pessoas surdas comunicam é traduzido para a Língua Portuguesa em áudio que pode ser acompanhado pelo servidor público responsável pelo serviço.

Até o momento, no Ceará, apenas a unidade do Ministério Público Federal em Fortaleza conta com o suporte remoto de tradutores. O serviço está disponível em todo o período de atendimento da SAC, de segunda a sexta, das 9 h às 17 h, mediante agendamento e com adoção de todas as medidas necessárias e recomendadas para a prevenção à covid-19. O convênio firmado com a AME tem validade de um ano, mas poderá ser prorrogado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.