Prefeitura produz mais de 1 milhão de mudas nos últimos oito anos para aumento da cobertura verde na Capital
A Prefeitura de Fortaleza alcançou a marca de 1 milhão de mudas produzidas em 2020. O aumento da produção foi possível graças a melhorias nos planos de gestão e produção do Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e segue a meta proposta pelo Plano Fortaleza 2040 de atingir a cobertura vegetal de aproximadamente 15m² por habitante.
Somente no biênio 2019-2020, o Horto produziu mais de 439 mil mudas. Em 2017 e 2018 chegou a produzir 391.899 mudas e cultivou 171.896 entre 2013 e 2016. Deste total, mais de 230 mil mudas foram plantadas na Cidade.
O esforço em aumentar a cobertura vegetal tem o intuito de melhorar a qualidade do ar, o conforto térmico, recuperar áreas degradadas e de vulnerabilidade climática e manter a biodiversidade local. Além de embelezar e proporcionar maior bem-estar aos cidadãos que transitam pelas praças, parques e vias mantidas pelo Município.
“O aumento expressivo da produção de mudas e do plantio nos últimos anos é resultado do compromisso das nossas equipes com a preservação do ambiente natural da nossa cidade e com o bem-estar do fortalezense que usa diariamente os espaços públicos da Capital. Aprimoramos a produção, ampliamos o cronograma de plantio e conseguimos incentivar a população a ser partícipe na construção de uma Fortaleza mais verde”, destaca Regis Tavares, superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
Além da otimização da gestão e fortalecimento do corpo técnico do Horto Municipal, a produção de mudas passou a contar com um maquinário mais moderno e a compostagem passou a utilizar restos das podas realizadas na Capital, reaproveitando também compostos orgânicos excedentes da alimentação dos animais do Zoológico Municipal - modelo sustentável que promove um ciclo natural benéfico do ponto de vista sanitário e ambiental.
O Horto Florestal Municipal Falconete Fialho é gerenciado pela UrbFor, órgão responsável pelo manejo e monitoramento das árvores da Capital e pelo paisagismo de praças, parques, passeios e canteiros centrais de avenidas municipais. O equipamento produz espécies nativas, frutíferas, ornamentais, palmeiras e medicinais e são cultivadas obedecendo a normas técnicas que incluem uso de água de boa qualidade, de compostos orgânicos livres de patógenos e correta identificação botânica. O espaço possui mais de 30 mil m² de área e também dispõe de área de lazer aberta ao público desde 2018.
As mudas produzidas são destinadas aos projetos de arborização e composição paisagística dos diversos logradouros públicos municipais e a projetos como o “Farmácia Viva”, que leva plantas medicinais a escolas e postos de saúde.
Para envolver os munícipes no aumento da cobertura vegetal da Cidade, a Prefeitura promove a doação de mudas em eventos de educação ambiental, em escolas, projetos sociais e possui um programa permanente de doação, que oferta até duas mudas de plantas aos cidadãos que visitam o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e o Zoológico Municipal Sargento Prata. Ao todo, mais de 170 mil mudas foram doadas aos fortalezenses de 2013 a 2020.
Serviço:
Horto Florestal Municipal Falconete Fialho
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 13h
Doação de mudas: de terça a sexta, das 9h às 12h
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 - Passaré (entrada pelo Zoológico Municipal Sargento Prata)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.