Pular para o conteúdo principal

Prefeitura produz mais de 1 milhão de mudas nos últimos oito anos para aumento da cobertura verde na Capital

 produção horto

Horto Municipal produziu mais de 439 mil mudas somente no biênio 2019-2020

A Prefeitura de Fortaleza alcançou a marca de 1 milhão de mudas produzidas em 2020. O aumento da produção foi possível graças a melhorias nos planos de gestão e produção do Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e segue a meta proposta pelo Plano Fortaleza 2040 de atingir a cobertura vegetal de aproximadamente 15m² por habitante.

Somente no biênio 2019-2020, o Horto produziu mais de 439 mil mudas. Em 2017 e 2018 chegou a produzir 391.899 mudas e cultivou 171.896 entre 2013 e 2016. Deste total, mais de 230 mil mudas foram plantadas na Cidade.

O esforço em aumentar a cobertura vegetal tem o intuito de melhorar a qualidade do ar, o conforto térmico, recuperar áreas degradadas e de vulnerabilidade climática e manter a biodiversidade local. Além de embelezar e proporcionar maior bem-estar aos cidadãos que transitam pelas praças, parques e vias mantidas pelo Município.

“O aumento expressivo da produção de mudas e do plantio nos últimos anos é resultado do compromisso das nossas equipes com a preservação do ambiente natural da nossa cidade e com o bem-estar do fortalezense que usa diariamente os espaços públicos da Capital. Aprimoramos a produção, ampliamos o cronograma de plantio e conseguimos incentivar a população a ser partícipe na construção de uma Fortaleza mais verde”, destaca Regis Tavares, superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

Além da otimização da gestão e fortalecimento do corpo técnico do Horto Municipal, a produção de mudas passou a contar com um maquinário mais moderno e a compostagem passou a utilizar restos das podas realizadas na Capital, reaproveitando também compostos orgânicos excedentes da alimentação dos animais do Zoológico Municipal - modelo sustentável que promove um ciclo natural benéfico do ponto de vista sanitário e ambiental.

O Horto Florestal Municipal Falconete Fialho é gerenciado pela UrbFor, órgão responsável pelo manejo e monitoramento das árvores da Capital e pelo paisagismo de praças, parques, passeios e canteiros centrais de avenidas municipais. O equipamento produz espécies nativas, frutíferas, ornamentais, palmeiras e medicinais e são cultivadas obedecendo a normas técnicas que incluem uso de água de boa qualidade, de compostos orgânicos livres de patógenos e correta identificação botânica. O espaço possui mais de 30 mil m² de área e também dispõe de área de lazer aberta ao público desde 2018.

As mudas produzidas são destinadas aos projetos de arborização e composição paisagística dos diversos logradouros públicos municipais e a projetos como o “Farmácia Viva”, que leva plantas medicinais a escolas e postos de saúde.

Para envolver os munícipes no aumento da cobertura vegetal da Cidade, a Prefeitura promove a doação de mudas em eventos de educação ambiental, em escolas, projetos sociais e possui um programa permanente de doação, que oferta até duas mudas de plantas aos cidadãos que visitam o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e o Zoológico Municipal Sargento Prata. Ao todo, mais de 170 mil mudas foram doadas aos fortalezenses de 2013 a 2020.

Serviço:
Horto Florestal Municipal Falconete Fialho
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 13h
Doação de mudas: de terça a sexta, das 9h às 12h
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 - Passaré (entrada pelo Zoológico Municipal Sargento Prata)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.