Pular para o conteúdo principal

Sobral - Serviço de cirurgia vascular do HRN é referência na Região Norte

 

Referência em cirurgia cardiovascular, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) realizou cerca de 1.200 procedimentos do tipo ao longo deste ano. O serviço é fundamental para garantir o atendimento à população de municípios da Região Norte do Estado.

“A cirurgia vascular é uma especialidade de alta complexidade que está presente no HRN desde a sua inauguração. Já era um objetivo do Estado termos essa especialidade na Região Norte, já que toda a demanda precisava ser encaminhada para Fortaleza”, explica o chefe do serviço de cirurgia vascular do HRN, Manoel Campos.

Moradora de Guaraciaba, a 70km de Sobral, Terezinha Ferreira Brito, 78, tem diabetes e pressão alta. Ao ser atendida no HRN, a aposentada foi submetida a exames e realizou uma angioplastia na perna, procedimento cirúrgico que faz a desobstrução das artérias e, com isso, evita a amputação do membro. “A cirurgia foi muito boa. Eu tinha medo de precisar amputar, mas graças a Deus está tudo bem”, conta.

A cirurgia vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. As pessoas atendidas no HRN são encaminhadas ao hospital pela central de regulação ou, em casos específicos, pela própria emergência da unidade. A equipe multiprofissional que acompanha os pacientes conta com 13 médicos cirurgiões vasculares, além de anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais. Em caso de necessidade, os pacientes têm acesso a consultas com outros especialistas, como cardiologistas, nefrologistas, endocrinologistas e clínicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.