Pular para o conteúdo principal

TMP é eleito como melhor opção em investimento em portos do país

 






Primeiro Terminal Marítimo de Passageiros da lista de concessões do Governo Federal, localizado no Porto de Fortaleza e que teve o processo de concessão adiado devido à pandemia da Covid-19, acaba de ser eleito pela FGV Transportes e pela revista Portos e Navios como a melhor opção em investimento em portos públicos do país. O resultado dessa pesquisa, que avaliou 24 projetos de arrendamentos portuários do Governo Federal, obtendo nota máxima de 1,63, foi destaque na webinar “A Visão do Futuro para o Porto de Fortaleza”, ocorrida na última quinta-feira (10). A colocação é superior à de equipamentos portuários como os terminais de celulose STS14A e STS14 do Porto de Santos (SP). 


De acordo com a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, “há inúmeras possibilidades no TMP. As empresas podem utilizar a área para outras atividades que não sejam apenas de movimentação portuária. A lei permite, por instrução normativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que se possa utilizar da escalação de outras atividades também, já que a temporada de cruzeiros marítimos é sazonal”. A pesquisa estima, também, um aumento de 50% na movimentação de turistas no Terminal Marítimo por temporada. Os autores analisam que “esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do mercado de viagens marítimas, pois a estruturação do local dará melhores condições para a atracagem dos navios e, certamente, impulsionará o turismo nas cidades da costa cearense e região vizinha.”


Diretor da FGV Transportes, um dos autores da pesquisa e que atuou também como moderador da palestra da presidente da CDC, Marcos Quintella disse o resultado o surpreendeu. O outro autor foi Marcelo Sucena, pesquisador e professor do Centro de Estudos FGV Transportes. Os dois ouviram especialistas do setor portuário para a elaboração da pesquisa, com a utilização de questionário on-line. Entre os 11 critérios avaliados para o estudo, estão o nível de relevância nacional, perspectiva de longo prazo, participação no comércio nacional e internacional. “O TMP oferece uma funcionalidade ampla, o que explica a atratividade, além de uma área de extensão propícia a novas possibilidades de investimento”, pontuou Mayhara Chaves.


A Webinar promovida pela FGV Transportes ainda teve como mediadores Roberto Levier, CEO do Waterline Maritime Strategies e consultor do FGV Transportes, e Simone Bissoto, advogada e membro do Conselho de Administração da CDC (Consad). Outros pontos destacados por Mayhara Chaves foram o crescimento na movimentação de cargas pelo Porto de Fortaleza (acumulado de 10% até agora em relação ao mesmo período do ano passado e o dobro da média nacional dos portos públicos); o foco nas exportações e importações; a otimização e melhoria da infraestrutura portuária; e os arrendamentos de dois terminais: um terminal de trigo (MUC 01) e uma formuladora de combustíveis na retroárea (MUC 59) no primeiro semestre do ano que vem; além da atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!