Pular para o conteúdo principal

*Elmano 13 destaca avanços no Ceará em sua gestão e desmente fake news de seu opositor* _Elmano de Freitas participou de debate promovido pelo Grupo O Povo de Comunicação_

 *Elmano 13 destaca avanços no Ceará em sua gestão e desmente fake news de seu opositor* _Elmano de Freitas participou de debate promovido pelo Grupo O Povo de Comunicação_ O governador Elmano de Freitas 13 participou do debate promovido pelo grupo de comunicação O Povo com candidatos ao Governo do Ceará. Realizado em Juazeiro do Norte, na noite desta quinta-feira (27), o momento serviu para Elmano 13 apresentar propostas da coligação “Ceará forte, do lado certo” e os bons resultados de sua gestão à frente do Estado, além de rebater falas sem fundamento proferidas pelo outro candidato.  Na área da segurança pública, Elmano 13 afirmou que está intensificando o combate às organizações criminosas com uma nova política de segurança pública. “Estamos contratando mais de 5.700 profissionais de segurança, distribuindo viaturas com blindagem, garantindo o aumento de batalhões, de companhias e garantindo à Polícia Civil chegar pela primeira vez a mais de 5.000 homens e mulheres, e gara...

VI Herança Nativa mostra registros audiovisuais de povos e comunidades tradicionais do Ceará

 


Costumes e tradições indígenas, quilombolas, ciganas e sertanejas são mostrados em seu território de origem. Encontro de Loiceiras e Loiceiros acontece dia 14/12 


No Ceará, o contingente de Povos e Comunidade Tradicionais abrange 43.143 indígenas em 15 etnias diferentes (dados PNAD 2020), a população  quilombola está presente em 49 comunidades certificadas pela Fundação Palmares. As famílias ciganas vivem em mais de 60 municípios, de acordo com Instituto Cigano do Brasil. 


É para mostrar a cultura desses grupos étnicos, assim como a dos habitantes das serras e sertão, que o Sesc Ceará realiza há seis anos o Encontro Herança Nativa. Em 2020, a edição virtual, de 11 a 15 de dezembro, exibe no canal do Ses Ceará no Youtube os registros audiovisuais que mostram as populações em seu próprio território. 


Os vídeos abordam as tradições do semiárido cearense, revelando os os rabequeiros e sapateadores da região, assim como os costumes dos povos originários de Canindé, do Maciço de Baturité e da região dos Inhamuns. Do Sertão Central, foi filmada uma comunidade quilombola da Serra do Estêvão, em Quixadá. Do Cariri, aparecem os reisados e a xilogravura. De Sobral, foram gravadas as fazendas onde moram famílias ciganas. A história da Mestra da Cultura Dina Martins, vaqueira e aboiadora, também está contada em um dos vídeos do Encontro Herança Nativa


Um ritual indígena com os anciãos e anciãs das etnias do Ceará abre a programação na próxima sexta-feira, às 15h, com transmissão ao vivo. Os pajés e caciques fundadores do Herança Nativa se encontram para marcar o início do encontro, que neste ano será traduzido nos 27 vídeos sobre práticas socioculturais como artesanias, línguas nativas, encantos, cuidados e curas, danças, jogos e festejos. 


Seis lives mostram atividades direto do Sesc Iparana Hotel Ecológico, uma delas é o III Encontro das Loiceiras e Loiceiros, que acontecerá dia 14 de dezembro, às 14h, com transmissão ao vivo divulgando artesanias de barro típicas de cinco cidades cearenses: Caridade, Limoeiro do Norte, Icó, Independência e Cascavel.


“Cada vez mais os grupos tradicionais estão se apropriando das tecnologias para dialogar com o mundo todo. A gente viu que era possível construir um banco de imagens, um conjunto de conteúdos, e informações e nós poderíamos fazer isso dentro do Herança Nativa. Fomos visitando as comunidades e filmando esses repertórios. Dialogando, elas foram mostrando todas as dimensões de sua forma de organização e expressão na sociedade”, explica Paulo Leitão, consultor do Sesc Ceará.


O consultor explica que o Encontro Herança Nativa surgiu como desdobramento do Encontro Sesc Povos do Mar para fortalecer as identidades dos povos tradicionais, na época ainda mais invisibilizados. 


Hoje, há representantes de mais de cinquenta municípios cearenses no grupo com expressões culturais diversas que se multiplicam a cada ano. Outro importante reflexo da potência desta rede de articulação cultural é o estímulo ao resgate de tradições centenárias que vinham se extinguindo. “Tudo isso para nós é muito gratificante: ver que as comunidades todos os anos vem mais organizadas, com repertórios mais amplos, reconstituindo práticas que estavam em desuso”, afirma o consultor


Serviço

VI Encontro Sesc Herança Nativa - edição virtual
Data: 11 a 15 de dezembro
Transmissão pelo canal do Sesc Ceará no Youtube

Programação geral no site:
https://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/programacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*