Pular para o conteúdo principal

*Comissão da OAB-CE solicita garantia de vacinação prioritária para indígenas, quilombolas e ciganos no Ceará*

 



Em ofício encaminhado ao governador Camilo Santana, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) da OAB-CE solicitou a garantia da vacinação prioritária dos povos tradicionais do Estado do Ceará (indígenas, quilombolas e ciganos), bem como a devida recomendação aos municípios incluídos na agenda de vacinação. O documento foi enviado nesta quarta-feira (20) e é assinado pela presidente da COPIR, Raquel Andrade dos Santos, com fundamentação técnica das membras Camila Cardozo e Tharrara Rodrigues.


O ofício aponta que o contexto pandêmico deixa ainda mais precária a situação de indígenas, quilombolas e ciganos em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária. De acordo com o documento, o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, bem como o Plano Estadual contemplam ”os indígenas aldeados em terras demarcadas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas” em seus grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19, porém não existe referência ao povo cigano que também se encontra em situação de invisibilidade histórica e vulnerabilidade acentuada.


Para Raquel Andrade, a solicitação leva em conta ainda que os grupos tradicionais são historicamente prioritários nas campanhas de vacinação no Brasil, porque diversos indicadores de saúde são piores nessas populações. “Nossos povos tradicionais têm trajetórias próprias e diversas que se originaram e se fixaram a partir de diferentes situações. Com o objetivo de proteger nossas tradições e garantir a continuidade das políticas públicas de enfrentamento à pandemia, solicitamos ao Governo do Estado do Ceará a garantia da vacinação prioritária desses grupos tradicionais”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.