Pular para o conteúdo principal

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso Sistema da Defesa Civil emitiu alerta falso nesta madrugada

  Na madrugada deste sábado (20), pessoas de várias cidades do Brasil despertaram com um alerta sonoro no celular, acompanhado de uma mensagem com o seguinte texto: “Defesa Civil: misantropia” e versões variantes.  O alerta, emitido após uma invasão cibernética dos sistema da Defesa Civil, chamou a atenção para o termo, que aparece entre os mais pesquisado pelos usuários no Google, de acordo com ferramenta de análise de dados do buscador.  Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra misantropia significa “ódio pela humanidade, falta de sociabilidade, melancolia, depressão, tristeza”. Os antônimos de misantropia são “altruísmo, filantropia”. De acordo com o psicólogo Paulo Gomes, misantropia não é um transtorno mental nem uma doença, ou seja, não tem classificação como CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde] ou DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais]. O termo significa uma característica da pessoa. “...

Curta metragem ‘Desamores’ alerta para violência contra a mulher

 

O filme está disponível, gratuitamente, na plataforma do Youtube (Érica Cardoso) e mostra a importância de denunciar o agressor.

“Desamores” é um recorte da realidade sofrida por milhões de mulheres no mundo todo. A trama, de 10 minutos de duração, retrata apenas um dia de convivência entre Diniz, o agressor, e Lúcia. O filme mostra vários tipos de violências sofridas pela mulher, quando está em contato com um companheiro perigoso.

Praticamente trancada em um flat, Lúcia sofre ameaças, agressões física, psicológica e financeira. Diniz acabou de perder o emprego, por conta da pandemia, e agora desconta toda a raiva em cima da mulher.

“Resolvermos rodar esse curta com um objetivo muito claro: mostrar que a mulher não está sozinha. Revelamos que a violência existe e até aumentou durante a pandemia, porém é possível sim, denunciar o agressor”, afirma o ator Luís Costa.

O roteiro foi traçado pela produtora Érica Cardoso. “Eu tinha esse texto há um tempo e resolvemos tirar do papel. Foi muito difícil gravar essa realidade de violência, mas ao mesmo tempo fiquei feliz em saber que esse trabalho pode encorajar muitas mulheres agredidas a denunciar”, afirma Érica Cardoso, que é também atriz da produção.

“Desamores” é resultado do fomento da lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Fortaleza e teve parceria da JLP Lopes Produções.  

Link para acesso gratuito do filme: https://www.youtube.com/watch?v=nh3KoqwjmIg

Comentários