Pular para o conteúdo principal

DPCE solicita posicionamento do Hospital de Messejana após denúncia de dificuldade para marcação de consultas

 Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) expediu nesta sexta-feira (8/1) ofício no qual requer de forma imediata posicionamento da gestão do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes sobre a marcação de procedimentos pela unidade.

O documento foi enviado após denúncias de que usuários têm encontrado dificuldade para, por exemplo, agendar consultas periódicas. Diante das dificuldades, pacientes têm se deslocado até a unidade, gerando aglomerações e filas de espera, mesmo em um cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando o distanciamento social é uma das principais medidas profiláticas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde.

De acordo com o ofício, relata-se que é disponibilizado um número de telefone (85 3101.4112), pelo qual, no entanto, não se consegue atendimento. “Os relatos são tantos que houve até veiculação nas mídias sobre a referida situação”, contextualiza o documento, assinado pelo defensor público Francisco Pereira Torres, titular do Nudesa. 

“Pessoas que fazem tratamento e acompanhamento estão tendo que se deslocar, muitos até de outros municípios, até a unidade hospitalar em busca de uma solução, diante da dificuldade em conseguir contato remotamente através do número fornecido, o que tem preocupado e afligido indelevelmente esses pacientes, que seguem angustiados em busca de agendamento de seus retornos, já que necessitam desse acompanhamento para manutenção e estabilização do quadro”, detalha o ofício.

“É de se estranhar que uma instituição de saúde, em um momento tão complicado e delicado, tenha uma dificuldade na marcação de consultas. As pessoas estão adoecendo e não só por conta da pandemia, mas de outras enfermidades. Há quem faça acompanhamento de traumas psicológicos e câncer, por exemplo”, comenta o defensor público. 

O ofício, ele explica, busca defender o direito fundamental do acesso à saúde, previsto na Constituição Federal. “Tenho certeza de que a direção do hospital vai olhar com cuidado para o ofício. Com certeza, este problema será resolvido, sendo fornecido um meio eficaz de comunicação do hospital com a população”, projeta.

Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares

Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa)
Celular: (85) 98895-5436
E-mail: demandasnudesa@gmail.com
Telefones para atendimento em dias do plantão (sábado e domingo) – (85) 9 8400-5997 (ligação e whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :